domingo, 26 de setembro de 2010

POLÍCIA PRENDE CHEFE DE QUADRILHA




















Procurado: desde 2002, ´Marcelo Ventola´ é conhecido da Polícia cearense por aplicar golpes no comércio local 














Extensa ficha de crimes é atribuída ao acusado. O titular da DDF, delegado Jaime Paula Pessoa Linhares revela que, as investigações já identificaram outros componentes do bando.


A Polícia Civil está à procura de mais um chefe de quadrilha. Trata-se do estelionatário cearense Marcelo Araújo Silveira Filho, apontado pelas autoridades como responsável por um golpe em financiamento de automóveis em Fortaleza, através da utilização de documentos falsos e do aliciamento de ´laranjas´, pessoas que emprestam seus nomes para os criminosos.

Conhecido pelo apelido de ´Marcelo Ventola´, o quadrilheiro possui uma extensa ficha criminal. Uma de suas primeiras prisões aconteceu em junho de 2002, quando a Polícia desarticulou sua quadrilha, prendendo, além de Marcelo, um de seus principais comparsas, identificado na época como sendo o paraense Antônio Furtado Abdon, natural de Belém e que usava, pelo menos, dois nomes falsos.

Inquéritos
Segundo a Polícia, ´Marcelo Ventola´ responde a oito inquéritos policiais e tem contra si dois mandados de prisão preventiva decretadas pela Terceira e Nona Varas Criminais da Capital.

Na época de sua primeira prisão, efetuada por policiais do 13º DP (Cidade dos Funcionários), sob o comando do delegado Hélio Marques de Carvalho, ´Marcelo Ventola´ foi acusado de abrir contas bancárias e, de posse dos talonários de cheques, aplicar golpe no comércio. Os dois homens foram presos em um condomínio sitiado no bairro Cambeba, onde a Polícia encontrou um vasto material dos crimes praticados pelo bando, inclusive cartões de crédito adquiridos também de forma ilícita, segundo as autoridades policiais.

Há duas semanas, policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) trocaram tiros com ´Marcelo Ventola´ no bairro Mucuripe (Zona Leste da Capital), ocasião em que um de seus comparsas foi preso. Trata-se de Laércio de Sousa Feitosa, 36, que acabou fugindo também, mas foi capturado dentro do Terminal do Papicu.

A DDF, sob o comando do delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, informou que as mais recentes investigações sobre o bando de ´Marcelo Ventola´, indicam que o grupo vem obtendo financiamentos fraudulentos de veículos importados. No cerco realizado na semana passada, a Polícia descobriu que os dois acusados haviam preparado uma documentação falsa para adquirir uma caminhonete usando o nome fictício de Edval Alves de Lucena.

Outra informação da Polícia revela que outros homens estaria integrando a quadrilha, pois dois deles teriam dado ´cobertura´ ao chefe do bando quando este escapou da prisão depois de pular o muro do Cemitério do Mucuripe. Nas negociatas, a quadrilha chega a utilizar até mesmo os serviços de ´siga-me´ de órgãos oficiais para a confirmação dos dados fornecidos na hora dos financiamentos.

Procurados

Assim como ´Marcelo Ventola´, a Polícia continua à caça a uma quadrilha de assaltantes que vem trazendo pânico aos moradores e comerciantes dos Municípios de Aquiraz, Eusébio e Itaitinga. São bandidos considerados de altíssima periculosidade, já identificados como Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´; Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´; e Vítor Antônio da Silva de Oliveira, o ´Salsicha´. Os três homens são apontados como autores de diversos delitos, como tráfico de drogas, assassinatos e assaltos.

O mais recente crime praticado pelo trio foi um assalto a um sítio no Eusébio, na noite de 6 de Setembro, ocasião em que os criminosos assassinaram um policial militar.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Nenhum comentário: