Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

O trio de mulheres vereadoras que vão representar Assú e quem elas podem se inspirar


Priscila de Terceiro, Gigi da Saúde e Letícia de João Paulo serão as únicas três mulheres que a partir de 2025, vão representar os interesses dos assuenses na Câmara Municipal como vereadoras. O RN elegeu 362 mulheres vereadoras neste ano, num universo de 1.657 eleitos.

No Rio Grande do Norte, muitas mulheres se destacaram e foram pioneiras na política, rompendo costumes e padrões da sua época como Clara Camarão, Nísia Floresta, Ana Floriano, Alzira Soriano e tantas outras.

Mas destaco aqui três em específico: Dona Maroquinha, que foi a primeira mulher a se tornar vereadora e também prefeita em Assú; Celina Guimarães, que nasceu no RN e foi a primeira mulher do Brasil a conquistar o direito de votar; e Maria do Céu Fernandes, que nasceu em Currais Novos e foi a primeira deputada estadual mulher no país.

O que Priscila de Terceiro, Gigi da Saúde e Letícia de João Paulo podem aprender com Dona Maroquinha, Celina Guimarães e Maria do Céu Fernandes? A capacidade de resiliência. Ter resiliência é fundamental para que as três, que integram o mesmo grupo político local, possam enfrentar desafios estruturais e sociais, atuar com empatia e foco nas necessidades das pessoas, além de articular experiências pessoais e coletivas, inspirando e engajando mulheres assuenses a lutar por seus direitos.

Atualmente, Assú avançou bastante em políticas públicas que apoiam as mulheres na cidade. Hoje conta com delegacia especializada, sala lilás, patrulha Maria da Penha, cursos profissionalizantes e ações de promoção à saúde da mulher.

Para Priscila, Gigi e Letícia, desejo um mandato exitoso. Realizem encontros comunitários, utilizem as redes para compartilhar suas ideias, suas reuniões e suas conquistas, criem newsletters e até façam um projeto pelas ruas de Assú juntando as três, as três unidas em torno de uma causa ou de uma ação pontual que beneficie a terra dos poetas. Repercutiria de forma positiva e agregadora. Por Silvino Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário