Entre os nomes que entraram na disputa, mas ficaram fora da lista de eleitos, estão Menina da Bota, Manoel Gomes, Papa-Capim e Tiririca. Apesar da projeção nacional ou do grande alcance nas redes, o desempenho nas urnas ficou abaixo do necessário para conquistar uma vaga.
Em Minas Gerais, Menina da Bota recebeu 9.787 votos. Já o cantor Manoel Gomes, que ganhou projeção nacional com o sucesso “Caneta Azul”, disputou em São Paulo e terminou a eleição com 7.239 votos.
Outro resultado que chamou atenção foi o de Tiririca. Depois de anos exercendo mandato por São Paulo, o humorista decidiu disputar pela primeira vez uma eleição pelo Ceará, seu estado natal. Ele recebeu 5.526 votos e não conseguiu renovar sua cadeira na Câmara Federal.
Em Goiás, Papa-Capim, também conhecido pela presença nas redes sociais, obteve 995 votos na disputa para deputado federal e igualmente ficou de fora.
Os resultados reforçam uma realidade das urnas: milhões de visualizações, seguidores e reconhecimento público não significam, necessariamente, votos. A fama pode ajudar a colocar um candidato em evidência, mas transformar popularidade em mandato continua dependendo da capacidade de mobilizar o eleitorado.
Nas Eleições 2026, pelo menos para esses nomes conhecidos, a fama chamou atenção, mas não foi suficiente para garantir uma cadeira em Brasília.

Nenhum comentário:
Postar um comentário