quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ipanguaçu recebe Força Nacional do SUS para atender comunidades afetadas pelas chuvas


A Força Nacional do SUS iniciou nesta quinta-feira (18) os trabalhos na comunidade de Nova Descoberta, localizada na Zona Rural da cidade de Ipanguaçu, para atender as regiões mais afetadas pelas águas do Açude Pataxó e garantir toda assistência à população. Um grupo formado por oito profissionais, entre médicos e enfermeiros, vai atuar no município por aproximadamente 10 dias.

Foi instituído um Centro de Operações de Emergências de Saúde  (COE), com o objetivo de assessorar as equipes na organização e normatização de ações de prevenção na rede de atenção primária, bem como, na vigilância e controle ambiental com o monitoramento da qualidade da água.

O COE vai definir estratégias, além de reuniões periódicas e vai analisar dados e informações quanto aos atendimentos de Urgência e Emergência na cidade, além da administração de medicamentos, casos de dengue e chikungunya que possam surgir e entre outros.

As comunidades irão receber atendimento médico, entrega de medicamentos, vacinação, e haverá também ações estratégicas que garantam que os moradores tomem os devidos cuidados e sejam protegidos de contaminação de doenças por contato diante da exposição com a água suja.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Emergência em Saúde Pública (DEMSP) e da Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), enviaram 2 kits de medicamentos e insumos estratégicos para apoiar às famílias ilhadas. Cada kit é composto por 32 medicamentos e 16 insumos, com capacidade para atender 1.500 pessoas no período de um mês.

O município decretou estado de calamidade no início de abril, após os transbordamentos de açudes da região deixarem várias comunidades ilhadas.

Nenhum comentário: