"Os médicos são mais do que profissionais; são verdadeiros guardiões da saúde pública. Com competência, sensibilidade e comprometimento, enfrentam os mais diversos desafios para garantir que cada potiguar tenha acesso ao bem mais precioso que possuímos: a saúde", disse Luiz em seu pronunciamento.
O deputado aproveitou a oportunidade para lamentar a realidade enfrentada por estes profissionais, diante de "constante desvalorização, representada, muitas vezes, pelo atraso em seus salários por parte do Governo do Estado". Para Luiz Eduardo, esta é uma "situação inaceitável, que fragiliza não só os médicos, mas todo o sistema de atendimento à população".
Segundo o parlamentar, os médicos "merecem mais do que reconhecimento; merecem valorização real, que se traduza em remuneração justa, pontualidade nos pagamentos e investimentos em infraestrutura". "Que este dia sirva para refletirmos sobre a importância dos médicos e sobre o papel que cada um de nós, como representantes do povo, tem na construção de um sistema de saúde digno e eficiente", finalizou.
Representando os homenageados, o médico Max Breno Alves disse que a data era uma chance para que os profissionais pudessem refletir sobre o trabalho de cada um e cobrou o aumento na quantidade de leitos de UTI no Estado. "Precisamos urgentemente melhorar a saúde pública do Estado. Os médicos são a porta de entrada desses problemas e muitas vezes a população joga nas nossas costas essa responsabilidade. Com educação e estrutura melhor, conseguiremos prestar um serviço de mais qualidade e salvar mais vidas", disse.
A solenidade contou ainda com as presenças da secretária adjunta de Saúde, Leidiane Queiroz, do reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, e do vice-presidente da ABIH, Sérgio Pereira Gaspar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário