quarta-feira, 10 de abril de 2024

Assú recebe maior complexo de geração de energia solar do Rio Grande do Norte



Assú recebeu hoje a inauguração da usina fotovoltaica do Mendubim, da empresa Scatec Solar. Um dos maiores investimentos já instalados na cidade do Assú nos últimos anos e que é o maior empreendimento do ramo no Rio Grande do Norte.

A usina terá capacidade de geração de 531 megawatts (MW), é a sexta maior usina solar do país, tem capacidade para fornecer energia para mais de 620 mil residências e recebeu um investimento de R$ 2 bilhões. Estiveram presentes na inauguração o prefeito Gustavo Soares, o deputado George Soares, a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Walter Alves, diretoria da empresa Scatec, vereadores e comunidade em geral.

"Estamos orgulhosos em Assú receber um empreendimento deste tamanho, que trouxe, muito antes da sua inauguração, uma movimentação econômica e financeira muito grande para a cidade. Assú está preparada e qualificada para receber a Scatec, estamos a cada mais qualificando mão de obra, investindo e crescendo em conjunto", destacou o prefeito Gustavo Soares.

“Mendubim já possuía boa parte de sua energia vendida em um contrato de longo prazo, o que possibilitou o seu financiamento”, ressaltou Deborah Canongia, vice-presidente LATAM de novos negócios do empreendimento. Segundo Deborah, o contrato de compra e venda de energia (PPA) cobre aproximadamente 60% da produção prevista de Mendubim. A capacidade restante da usina será comercializada no mercado livre de energia brasileiro. Segundo ela, esse mix, que reúne o PPA e a comercialização para o Mercado Livre, permitirá ao empreendimento um retorno financeiro seguro e atraente.

Nenhum comentário: