quarta-feira, 10 de abril de 2024

PF prende quadrilha por comércio ilegal de jacarés, cobras, jabutis, aranhas e pássaros no RN


A Polícia Federal prendeu quatro pessoas por comércio ilegal e receptação de animais silvestres na manhã desta quarta-feira (10) em São Paulo. Mais de 100 animais foram encontrados, incluindo jacarés, cobras, jabutis, aranhas e pássaros.

De acordo com as investigações, os animais vinham de Belém, no Pará, e tinham como destino São Paulo e Maranhão. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos três estados. Em todos os endereços, os animais silvestres foram encontrados em situação degradante de acomodação e cuidados. Nenhum dos presos tinha autorização. Ao perceber a chegada da Polícia Federal, um dos investigados jogou pela janela os animais.

Os animais apreendidos foram entregues aos órgãos ambientais e serão devolvidos ao seu habitat natural, além de receberem cuidados dos órgãos competentes. A ação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará (Semas) e Ibama.

Operação começou após polícia encontrar animais em ônibus

As prisões fazem parte da Operação Remessa Viva, que tem o objetivo de combater o comércio ilegal e receptação qualificada de animais silvestres.

A investigação foi iniciada a partir de informações de apreensões feitas pela Polícia Militar Ambiental. Um ônibus, que ia de Belém a São Paulo, foi interceptado na rodoviária de Palmas, no Tocantins, em junho de 2022. No veículo, foram encontrados cobra, escorpiões, jabutis, aranhas, lagartos e 40 frascos de ovos de tarântula, um tipo de aranha caranguejeira.

Fonte: SBT News

Nenhum comentário: