terça-feira, 9 de abril de 2024

Dia Nacional da Biblioteca: Escola de Governo reúne acervo com mais de 5 mil títulos na Biblioteca de Administração Pública


Nesta terça-feira (9) é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. Em alusão à data, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) convida servidores públicos e cidadãos externos a conhecerem ou revisitarem a sua Biblioteca de Administração Pública, que possui um acervo composto de 5.308 títulos distintos, sendo 10.718 o total de exemplares atualmente. Os itens incluem livros, periódicos nacionais, artigos científicos, projetos acadêmicos, monografias e trabalhos de conclusão de curso, além de catálogos, folhetos, coleções especiais e cd-roms.

"As bibliotecas são fontes inesgotáveis de conhecimento. Neste Dia Nacional da Biblioteca, convido servidores públicos, seus familiares, a comunidade em geral, para visitarem a nossa Biblioteca. Em meio às nossas estantes, há muito conteúdo interessante para ser apreciado e multiplicado”, destacou o secretário Pedro Lopes.

Aberta da segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para quaisquer cidadãos que desejem usufruir do local para estudos ou consulta de material, a biblioteca fica localizada no piso superior da Escola de Governo (EGRN), no Centro Administrativo do Estado, em Natal. O espaço oferece, além dos serviços de empréstimo e devolução de livros, orientações quanto às normas da ABNT para os usuários, auxílio à pesquisa, computadores com acesso à internet, salas climatizadas de estudo individual e coletiva. Em média, mais de 100 pessoas usufruem do espaço mensalmente.

Especializada em Administração Pública e Gestão Governamental, a biblioteca foi criada com o objetivo principal de tratar e disseminar informações que auxiliem os servidores públicos na melhoria da gestão pública e que contribuam para a consolidação do conhecimento sobre Administração Pública no Brasil. Segundo o diretor-geral da EGRN, professor João Emanuel Evangelista, o espaço tem estendido o saber daqueles que procuram o espaço para realizar seus estudos e pesquisas.

“A Biblioteca da Escola de Governo disponibiliza aos usuários um ambiente amplo para seus estudos e consultas acadêmicas. Nesse sentido, dá suporte para as capacitações realizadas nas salas de aula da instituição, em especial aos cursos de pós-graduação, disponibilizando títulos para consulta e empréstimo, a fim de provocar estudos mais aprofundados na área da Gestão Pública”, destacou.

Além de oferecer acesso ao conhecimento, a biblioteca também é um espaço para o crescimento pessoal e profissional. De acordo com o pesquisador bolsista de Biblioteconomia, Vagner Gomes, que trabalha no local, os usuários têm a oportunidade de explorar materiais educacionais e se atualizar sobre as tendências e práticas mais recentes em administração pública, enriquecendo assim suas habilidades e conhecimentos.

“A Biblioteca de Administração Pública desempenha um papel fundamental na promoção da educação, no desenvolvimento profissional e na melhoria contínua da gestão pública, representando um recurso valioso para a comunidade como um todo. Para quem ainda não conhece o espaço, penso que deveria conhecer logo”, resumiu o bibliotecário.

BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca da Escola de Governo ganhou em 2022 um espaço online, com produção científica de instituições parceiras como UFRN, IFRN, UERN e Fapern. Intitulada Biblioteca Virtual do RN Luís Felipe Fernandes Freire, o ambiente subsidia as Redes Cooperativas de Pesquisas e suas publicações, além de propagar conhecimento produzido dentro do Rio Grande do Norte. O domínio é o www.bibliotecavirtual.rn.gov.br.

Para mais informações sobre a biblioteca, basta entrar em contato através do e-mail bibliotecaeg@sead.rn.gov.br.

Fotos: Aldecy Júnior


Nenhum comentário: