sábado, 6 de abril de 2024

‘Perdeu braço e orelha’: hospital revela estado de saúde da escritora que foi atacada por pitbulls


Roseana Murray, uma escritora de 73 anos, foi brutalmente atacada por três pitbulls na manhã de sexta-feira (5), em Gravatá, Saquarema, na Região dos Lagos. Devido à severidade das mordidas, ela perdeu um braço e uma orelha, conforme relatado pelo Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do RJ, onde ela foi encaminhada.

Durante o ataque, Roseana foi arrastada por cerca de 5 metros e teve parte de um braço removido pelas mordidas, de acordo com Sandra Noleto, uma amiga próxima. Fotos tiradas por residentes após o incidente revelam que o corpo da poetisa estava repleto de marcas de mordidas.

Roseana foi transportada de helicóptero em estado crítico para o Heat, onde foi submetida a uma cirurgia. Até as 13h30, a cirurgia ainda estava em andamento. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que ela sofreu ferimentos graves na cabeça e nos braços.

O responsável pelos cães, que reside em uma casa próxima, foi conduzido pela Polícia Militar à delegacia de Saquarema, onde prestou depoimento e foi liberado logo depois. Até o momento da última atualização desta notícia, seu nome não havia sido divulgado. Os cães foram encaminhados para um abrigo temporário após a realização da perícia no local do ataque.

Sandra e Roseana são amigas desde 2005. Sandra relatou que a escritora costuma caminhar todas as manhãs. Na sexta-feira, não foi diferente. No entanto, por volta das 5h55, ela foi atacada pelos cães.

“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço”, contou Sandra.

Gritos de socorro

De acordo com a amiga, Roseana gritava por socorro e estava sentindo muita dor. “Como ela foi arrastada, ela ficou com o braço atacado debaixo do corpo. Chamamos o Corpo de Bombeiros e, pela gravidade, eles a socorreram de helicóptero”.

Sandra contou ainda que os animais que atacaram a escritora já haviam mordido outras pessoas na mesma rua.

“Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele cria esses animais há muito tempo. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido”.

Levada para a sala de cirurgia

Conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros, a unidade de Saquarema foi chamada para atender um incidente na Avenida Ministro Salgado Filho às 6h13. A situação da escritora foi considerada como “vermelha”, indicando gravidade.

Quando chegou ao centro médico em São Gonçalo às 8h34, a escritora foi examinada por uma equipe médica composta por um neurocirurgião, um cirurgião geral, um ortopedista e um cirurgião bucomaxilofacial. Ela foi prontamente encaminhada para a sala de cirurgia.

Nenhum comentário: