segunda-feira, 8 de abril de 2024

Prefeitura e Embrapa inauguram URT em Serra do Mel


Em uma iniciativa pioneira de fortalecimento da cajucultura local, a Prefeitura Municipal de Serra do Mel, em parceria com a Embrapa Agroindústria, deu início à instalação das Unidades de Referências Tecnológicas (URT). 

Essa colaboração estratégica visa aplicar novas tecnologias e trazer inovações diretas para o campo, beneficiando agricultores e fortalecendo a economia regional. Ao todo, serão implantadas cinco URTs na região, que funcionarão como verdadeiras "salas de aula em campo". Essas unidades servirão como vitrines para demonstrar práticas agrícolas modernas, conduzidas em colaboração com os produtores locais e sob a orientação da assistência técnica.

A instalação das URTs representa um marco na aproximação entre pesquisa e assistência técnica, tanto pública quanto privada. Além disso, oferece aos produtores a oportunidade de expandir sua percepção sobre as alternativas viáveis para sua produção, discutindo junto com os parceiros aspectos como a escolha de materiais, localização das unidades e responsabilidades na condução das áreas.

Um dos pontos altos das URTs é a multiplicação da transferência de tecnologia, realizada por meio de ações como dias de campo e visitas individuais entre os produtores da região. Esse formato permite uma abordagem prática e teórica, oferecendo aos agricultores a oportunidade de aproveitar tecnologias avançadas e, ao mesmo tempo, reduzir custos em suas propriedades.

Essa iniciativa representa um passo significativo na busca pela modernização e sustentabilidade da cajucultura em Serra do Mel. Com a implementação das URTs, a comunidade agrícola local ganha acesso a conhecimentos atualizados e práticas inovadoras, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

Nenhum comentário: