terça-feira, 26 de outubro de 2021

Itajá: Prefeitura inicia programação de atividades nas Unidades Básica de Saúde


A Prefeitura de Itajá deu início nesta terça-feira (26), a programação do outubro Rosa no município que tem como o tema: “Um toque que pode mudar a sua vida”. A campanha celebrada mundialmente tem o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, além de levar informações de tratamento sobre a doença para a redução da mortalidade. A abertura da programação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde do município, com o dia “D” Cor de Rosa: exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, triagem, atendimento médico e odontológico.

“A conscientização é o melhor caminho para o diagnóstico precoce do câncer de mama”. Levando informação para as pessoas e alertando para os cuidados que devem ser mantidos. Destacou o secretário de saúde Canindé Lopes.


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 625 mil novos casos de câncer neste ano, no Brasil, entre os quais, 66 mil de mama. De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total, sendo o que mais pessoas atinge no mundo. Os diagnósticos da doença no ano superaram o câncer de pulmão, que até então afetava o maior número de pessoas. O câncer de mama é uma doença silenciosa, sendo o tipo mais frequente de entre as mulheres brasileiras.


No dia 27/10, a equipe da Secretaria de Saúde fará um Movimento Rosa: Roda de conversa: relaxamento, orientações sobre o câncer de colo de útero e mama e alimentação saudável como aliado ao combate ao câncer de mama. A ação acontecerá na Câmara municipal de Vereadores às 08 horas.

Nenhum comentário: