sexta-feira, 7 de julho de 2023

A história do avião de Florânia no Rio Grande do Norte


Nos anos de 1944 e 1945, uma tripulação de floranienses que guardaram a costa do atlântico para garantir a defesa da pátria durante a segunda guerra mundial desembarcou na Europa.

Eram 28 colegas militares de Florânia, todos in memoriam.

Para homenagear seus ex combatentes, a Força Aérea Brasileira enviou uma antiga xavante (avião utilizado durante a guerra) para Florânia. Ele foi instalado na Praça da Bandeira, hoje a PRAÇA DO AVIÃO, onde já havia um monumento com os nomes dos ex-combatentes, como também uma hélice de uma aeronave abatida durante a Segunda Guerra Mundial.


Algumas pessoas falam que o avião teria sido usado pela força aérea na segunda guerra mundial e doado para ser montado em praça na Florânia.

A nave chama a atenção dos visitantes, dando um ar futurístico ao centro da cidade.

Certamente a peça aumenta o sentido de patriotismo na população dessa comunidade sertaneja, que fica encravada em pleno semiárido potiguar.

Uns afirmam que o avião é um xavante AT-26 e teria sido doado pela FAB, como forma de homenagear os ex-combatentes do município que participaram da 2ª Guerra Mundial.

Outros falam que o avião, é um caça subsônico do início dos anos 70, usado para instrução de pilotos durante muitos anos na FAB.

Só sei que o avião é hoje um dos pontos turísticos da bela cidade de Florânia/RN.

Placa que se encontra hoje na praça

Antiga placa

Nenhum comentário: