sábado, 9 de novembro de 2024

ALRN participa da edição Nordeste do Fórum Oncoguia com foco em pacientes oncológicos


Em reunião administrativa da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (6), ficou estabelecido o incentivo à edição Nordeste do Fórum Itinerante Oncoguia, evento programado para dia 4 de dezembro de 2024, no Hotel Holiday Inn, em Natal (RN), com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes oncológicos. A atuação do Oncoguia, organização não governamental, sem fins lucrativos, inclui o desenvolvimento de projetos de políticas públicas, a disseminação de informações qualificadas, a promoção da educação em saúde, a prática da defesa e promoção da causa em prol dos direitos dos pacientes com câncer.

"A participação e o apoio da ALRN neste evento reforçam o compromisso desta Casa Legislativa com as questões de saúde pública, especialmente no que tange ao enfrentamento do câncer, uma das principais causas de morbimortalidade em nosso estado e país", ressalta o médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde, Galeno Torquato (PSDB).

O Fórum Itinerante Oncoguia - Edição Nordeste, visa discutir e propor soluções para os desafios enfrentados por pacientes oncológicos nas cinco regiões do Brasil. Este Fórum conta com os diferentes atores da saúde, com temas fundamentais para a oncologia, com foco no cenário atual da implementação da Nova Política de Controle do Câncer, o Programa Mais Acesso aos Especialistas (PMAE), e na promoção da equidade.

O objetivo é viabilizar o cuidado oncológico e dar voz aos pacientes, ressaltando as dificuldades e experiências de quem enfrenta o câncer em diferentes contextos regionais. O Fórum vai contar com a participação de gestores hospitalares, autoridades locais, organizações da sociedade civil, jornalistas, profissionais da saúde e pacientes. São titulares da Comissão de Saúde: Galeno Torquato (Presidente), Cristiane Dantas (SDD) - Vice-Presidente -, Dr. Bernardo (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Dr. Kerginaldo (PSDB).

Nenhum comentário: