terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Secretaria de Agricultura de Itajá inicia vacinação contra a brucelose em parceria com EMATER


Todo criador de bovinos deve procurar a EMATER para declarar que suas bezerras foram imunizadas contra Brucelose. A vacinação contra brucelose é obrigatória em todas as fêmeas das espécies bovinas, na faixa etária de 3 a 8 meses, utilizando-se uma dose única com a vacina B19. Essa vacina poderá ser substituída pela vacina RB51, na espécie bovina.

A identificação das fêmeas vacinadas entre 9 e 12 meses de idade é obrigatória, utilizando-se o ferro candente, no lado esquerdo da face, seguindo a seguinte lógica: bezerras bovinas com idade entre 3 e 8 meses vacinadas com B19 serão identificadas com o algarismo final do ano de vacinação no lado esquerdo da face (exemplo: 9 – vacinação realizada em 2019), já as fêmeas bovinas vacinadas com RB 51 na referida faixa etária serão identificadas no lado esquerdo da face com “V”.

A vacinação deve ser efetuada sob responsabilidade técnica de médicos veterinários cadastrados no IDIARN. Também é obrigação do produtor realizar a comprovação da vacinação ao escritório da EMATER, por meio da apresentação do atestado de vacinação emitido pelo médico veterinário cadastrado, contendo o número de bezerras vacinadas, a vacina utilizada e os dados da propriedade e de identificação de produtor.
Documentos necessários: - Atestado de vacinação emitido por médico veterinário cadastrado no IDIARN.
_____________________

Nenhum comentário: