sexta-feira, 10 de maio de 2019

Secretaria municipal de agricultura de Itajá e EMATER local iniciaram a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa

A secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Meio Ambiente de Itajá e IDIARN local realizaram na última quarta-feira, (8) de maio uma, palestra com os criadores sobre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e brucelose.
Estiveram presente no evento a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária Darcilene Maria Xavier da silva do IDIARN de Assú, que na oportunidade explicou a importância da vacinação contra febre aftosa e a brucelose. O veterinário do SEBRAE Carlos Henrique da silva explicou como funciona o Cordeiro do Vale.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte – IDIARN, começou na última quarta-feira(08) de maio.

Neste primeiro momento, durante todo o mês de maio, a vacinação é obrigatória para todos os bovinos, além da vacinação os criadores devem fazer também a declaração dos animais. O produtor cadastrado junto ao IDIARN, deverá adquirir sua vacina em lojas autorizadas à comercialização e após vacinar seus animais, declarar o rebanho.

Este ano a dosagem da vacina contra a Febre Aftosa será diminuída de 5 para 2ml. A expectativa é que com a redução da dosagem haja menos reações nos animais vacinados. A Febre Aftosa é uma doença causada por um vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

A campanha segue até 31 de maio, a imunização dos animais é obrigatória É importante que a declaração de vacinação, bem como a atualização do rebanho, informando os nascimentos e mortes, seja formalizada junto ao IDIARN do município. Vale lembrar que no momento atualização do cadastro o criador deve ter em mãos a seguinte documentação: CPF e a nota fiscal das vacinas.
_______________
OFERTAS ATACADÃO VIEIRA

Nenhum comentário: