sexta-feira, 31 de maio de 2019

Prefeitura de Macau entrega próteses dentárias aos beneficiários do programa Brasil sorridente

A Prefeitura Municipal de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira, dia 31 de maio, a entrega das próteses dentárias aos beneficiários do programa Brasil Sorridente. Somente nesta primeira etapa foram entregues 150 próteses para os pacientes, devolvendo assim a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessas pessoas. A entrega aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Valadão e atendeu aos moradores de todo o Município, inclusive dos distritos e da zona rural; como foi o caso dos pacientes nas imagens: Dona Glória da Quixaba, Dona Edileuza de Tambaú e Seu José Francisco de Diogo Lopes.
O serviço conta com uma equipe qualificada formada pelo cirurgião dentista, o auxiliar de saúde bucal e o técnico de prótese dentária. E a equipe fez questão de deixar claro que esse trabalho não começou hoje, mas é apenas mais uma etapa de um processo contínuo que vem ocorrendo faz alguns meses e que vendo sendo acompanhado de perto pela equipe técnica de saúde bucal em Macau. “O processo todo é dividido em etapas, com os procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Na primeira etapa ocorreu a moldagem, na segunda etapa houve a prova em cera. Na terceira etapa fizemos a prova dos dentes e somente nesta última etapa é que acontece a entrega”, explicou o técnico de prótese dentária, Alarizo Bertuleza.
O programa segue critérios técnicos bem estabelecidos e faz parte uma política pública nacional de saúde bucal voltada para todos os usuários do Sistema Único de Saúde(SUS). A coordenadora do programa, Suany Nobre, explica os primeiros passos a serem tomados por aqueles que precisam fazer uso do programa: “Primeiramente, o paciente é atendido na UBS da sua comunidade e em seguida ele é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas(CEO) com a ficha de referência mais as cópias dos documentos(carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS)”. Assim, de acordo com a necessidade e com o tratamento odontológico básico já concluído, o paciente finalmente é encaminhado para o programa e inicia todas as etapas explicadas anteriormente pelos técnicos do Brasil Sorridente.

A secretária de saúde Luciany Guerra informou ainda que o programa não encerrou hoje. Essa foi apenas mais uma etapa e que ele continuará durante o ano inteiro e seguirá entregando mais próteses, beneficiando ainda mais pessoas que precisam utilizar esse serviço. A perspectiva é que o programa atenda a uma média de 80 pessoas por mês até o final do ano. Portanto, se você precisa ou conhece alguém precisando deste serviço, por gentileza, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para obter mais informações e ter acesso pleno ao programa. Pois saúde bucal é um direito de todos!
_____________

Nenhum comentário: