sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Município de Itajá inicia Dia D da Multivacinação para crianças e adolescentes



A Prefeitura de Itajá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta sexta feira (15) na zona rural o Dia D da Multivacinação e neste sábado, 16 de outubro, o Dia D da Multivacinação acontecerá na zona urbana para crianças e adolescentes. A campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes acontece nas Unidades Básica de Saúde das 8h às 13h.

O objetivo é atualizar a condição vacinal de crianças de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Para tomar as vacinas, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação dos menores.

As crianças poderão colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, tetraviral, tríplice bacteriana, varicela e HPV. Já para os adolescentes irão atualizar os imunizantes HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY.

O PNI, que sempre foi uma referência mundial de sistema de vacinação, já vinha acompanhando, nos últimos anos, uma queda das coberturas vacinais nas diferentes faixas etárias, mas que é ainda mais grave em crianças e adolescentes, pois estão em processo de formação da imunidade. E esse problema se acentuou durante a pandemia, quando as pessoas evitaram procurar os serviços de saúde. Hoje continuamos em alerta para a covid-19, mas não podemos negligenciar as demais doenças, que muitas têm prevenção pela imunização. A campanha de multivacinação está sendo fundamental para garantirmos que nossos jovens estejam com a proteção em dia para a retomada plena das atividades – destaca o secretário municipal de Saúde, Canindé Lopes.


Nenhum comentário: