quinta-feira, 26 de março de 2026

De suspeita de morte natural a homicídio: idoso é vítima de agressão em Apodi


A morte de Antônio Varela da Silva, de 65 anos, inicialmente tratada como possível causa natural, ganhou novos desdobramentos e passou a ser investigada como homicídio. O corpo do idoso foi encontrado na madrugada da segunda-feira (24), no estacionamento do Hospital Regional de Apodi.

Segundo informações levantadas pelas autoridades, o caso teria ocorrido após uma bebedeira no município. Durante o momento, houve um desentendimento entre a vítima e um homem identificado como Agnaldo da Silva Azevedo, conhecido como “Índio”, que acabou confessando ter agredido o idoso.

Antônio chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e recebeu atendimento médico. No entanto, horas depois, foi encontrado já sem vida na área externa da unidade hospitalar.

O laudo emitido pela perícia do Rio Grande do Norte apontou a presença de lesões graves compatíveis com agressão física, o que foi determinante para que o caso fosse reclassificado como homicídio.

O suspeito foi localizado por equipes do Grupo Tático Operacional (GTO) em uma região rural de Felipe Guerra e encaminhado à delegacia. A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer todos os detalhes do ocorrido.

Arsenal é apreendido em carro roubado durante operação em Pau dos Ferros



Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de um veículo roubado e um verdadeiro arsenal de guerra na tarde desta quarta-feira (25), em Pau dos Ferros.

A ação teve início durante patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que identificou um Toyota Etios branco estacionado nas proximidades do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade. Após consulta, foi confirmado que o veículo havia sido roubado na cidade de Mossoró no último dia 17.

Durante a abordagem, os agentes encontraram dentro do carro uma arma longa de alto calibre, além de uma grande quantidade de munições de diversos calibres e equipamentos táticos. Todo o material foi imediatamente apreendido.

Apesar da gravidade da ocorrência, nenhum suspeito foi localizado até o momento.

O veículo e o armamento foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil, onde passarão por perícia detalhada.

🔎 INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

As autoridades seguem investigando o caso para identificar os responsáveis e apurar se o material apreendido possui ligação com outros crimes na região do Alto Oeste potiguar.

📢 A população pode colaborar com informações de forma anônima através dos canais oficiais das forças de segurança.

quarta-feira, 25 de março de 2026

CARRETA TRIPLO-X CHEGA A AÇU E PROMETE AGITAR A CIDADE


Alô, cidade de Açu! A emoção está garantida com a grande estreia da Carreta Triplo-X, que chega trazendo uma experiência diferente, cheia de energia, música e diversão para todas as idades.

👉 Siga e acompanhe mais novidades: @carretatriplo_x

O evento acontece nesta Quarta-feira, 25 de março, e promete movimentar a cidade logo nas primeiras horas da tarde. Com estrutura moderna, iluminação impactante e um visual que já chama atenção por onde passa, a carreta se transforma em um verdadeiro espetáculo sobre rodas.

💥 Horário: das 17h30 às 22h00
📍 Local de embarque: Praça Jota Keuli, em frente à rodoviária
💰 Ingressos:

  • R$ 15,00 no dinheiro
  • R$ 16,00 no PIX ou cartão

A Carreta Triplo-X já é conhecida por proporcionar momentos de alegria, reunindo famílias, amigos e curiosos que querem viver algo diferente no coração da cidade.

Prepare-se para uma noite de muita animação, luzes e adrenalina. Açu vai tremer com essa novidade! 🔥

IPANGUAÇU RUMO AO FUTURO: Prefeito Jefferson leva a voz do povo a Brasília em busca de investimentos e desenvolvimento


A ida do prefeito Jefferson (prefeito de Ipanguaçu) a Brasília representa mais do que uma agenda administrativa — simboliza compromisso, determinação e responsabilidade com o desenvolvimento de Ipanguaçu.

Em busca de novas oportunidades, investimentos e parcerias, o gestor municipal demonstra que governar é ir além dos limites da cidade, levando as demandas do povo diretamente aos centros de decisão do país. Cada reunião, cada diálogo e cada articulação em Brasília se transformam em esperança para a população e em caminhos concretos para o progresso do município.

A trajetória até aqui não foi fácil. Foram desafios, obstáculos e momentos difíceis que exigiram coragem e perseverança. No entanto, foi justamente nesses momentos que a força de vontade e a fé se tornaram combustível para continuar trabalhando e acreditando em dias melhores para Ipanguaçu.

O trabalho sério, a dedicação e o compromisso com a população mostram que a gestão segue firme, sem recuar e sem esquecer suas origens. A presença em Brasília reforça a busca constante por melhorias, investimentos e ações que impactem diretamente na qualidade de vida da população.

Com determinação e fé, a gestão segue plantando hoje o futuro que Ipanguaçu merece, fortalecendo a esperança de uma cidade cada vez mais desenvolvida e cheia de oportunidades.

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo, nem desanimem, pois o Senhor, o seu Deus, estará com vocês por onde vocês andarem.” (Josué 1:9) ✨🙏

PREFEITA DRA RAQUEL REÚNE MULTIDÃO EM NOITES DE MUITA FÉ E LOUVOR NA 2ª EDIÇÃO DO ALTO DA FÉ


O Centro de Eventos transformou-se em um verdadeiro altar de adoração na 2ª edição do Alto da Fé. Nos últimos dias, 23 e 24 de março, Alto do Rodrigues viveu noites de louvor e renovação espiritual que emocionaram toda a região.

O evento, idealizado por Dra. Raquel para valorizar a fé do povo alto-rodriguense, teve dois momentos inesquecíveis: a noite Evangélica, que teve um mover de oração e louvor com as vozes de Juliana Martins e a dupla Canção e Louvor; e a noite Católica com a energia contagiante e celebração da vida com a alegria de Cosme, colocando todos para cantar e dançar

Com o coração cheio de gratidão, a Prefeita Dra Raquel celebrou o sucesso da ação: "Ver nosso Alto unida em adoração é a prova de que a fé move nossa cidade. Foi um momento de luz e bênçãos que ficará guardado na memória".

O Alto da Fé segue firme no calendário oficial de emancipação política de Alto do Rodrigues, reafirmando o compromisso da Prefeita com o bem-estar e os valores da população.

Secretária de Educação de Serra do Mel participa de seminário internacional em Brasília




A secretária de Educação de Serra do Mel e também coordenadora de articulação técnica da Undime-RN, Milane Azevedo, participa nesta quarta, 25 e quinta-feira, 26, em Brasília, do Seminário Internacional sobre Financiamento da Educação.

Também participam do encontro Petrúcio Ferreira, presidente da Undime-RN, e Joária Vieira, vice-presidente da entidade, representando o estado no debate nacional sobre políticas educacionais.

O evento reúne gestores públicos, especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir os desafios e caminhos para o financiamento da educação no Brasil.

Durante a programação, estão em pauta temas como o Plano Nacional de Educação, o fortalecimento do Fundeb, padrões de qualidade do ensino e mecanismos que garantam mais equidade e melhores resultados para os estudantes.

A participação de Serra do Mel evidencia o compromisso do município com o fortalecimento da educação pública.

A secretária destacou a importância do momento. “É uma oportunidade de aprender, trocar experiências e trazer ideias que possam contribuir com o avanço da educação no nosso município”, afirmou.

O seminário é promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com organismos internacionais, reunindo representantes de todo o país.

Grave acidente em Assú deixa vítima presa sob carro




Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (25 de março de 2026) em Assú, na Avenida João Celso Filho, nas proximidades do Colégio Luiza de França.

Segundo as primeiras informações, a vítima ficou embaixo de um carro, o que indica a gravidade do impacto. A ocorrência chamou a atenção de quem passava pelo local e mobilizou populares.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o estado de saúde da vítima, nem detalhes sobre como o acidente aconteceu.

Mais informações devem ser divulgadas a qualquer momento.

Tragédia na Saúde: Sesap interdita clínica de diálise após morte de duas mulheres de Assú em Mossoró


O Centro de Hemodiálise de Mossoró (CDM) foi interditado pela Vigilância Sanitária após o registro de dois óbitos de pacientes na tarde desta terça-feira, 24 de março de 2026, causando comoção e apreensão entre familiares e demais pacientes da unidade.

A primeira vítima foi Raquel Ferreira da Silva Cabral, de 53 anos, residente em Assú. Segundo o filho, Mizael Ferreira da Silva, o médico informou que a causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória, possivelmente após problemas nas máquinas de hemodiálise.

De acordo com Mizael, houve um verdadeiro cenário de pânico dentro da clínica, que conta com mais de 40 máquinas distribuídas em três salas. O problema técnico inicial teria sido contornado pelos profissionais de saúde, com o religamento dos equipamentos. No entanto, pouco tempo depois, um segundo óbito foi registrado.

A segunda vítima, conhecida como Dona Irací, também moradora de Assú, não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

🔎 Investigação e Interdição

A Vigilância Sanitária foi acionada e, após quase duas horas de inspeção no local, decidiu pela interdição da unidade. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), na Faculdade de Medicina da UERN, onde passarão por exames para identificar com precisão as causas das mortes.

A diretora da Vigilância Sanitária, Keila Brandão Moreira, afirmou que será necessário analisar todo o contexto antes da emissão de um relatório conclusivo.

“Eles só vão poder reabrir quando puderem garantir a segurança dos pacientes”, destacou a diretora.

Ela também informou que, embora a clínica esteja passando por obras nos corredores para retirada de salitre das paredes, isso não afeta diretamente as salas de diálise. No entanto, a qualidade da água — essencial para o funcionamento das máquinas — será investigada por meio de coleta e análise laboratorial.

🏥 Pacientes Serão Transferidos

Diante da interdição, o Governo do Estado estuda a transferência dos pacientes para outras unidades, como o Hospital do Rim, em Mossoró, ou até mesmo clínicas de diálise na cidade de Assú, garantindo a continuidade dos atendimentos.

📢 Nota do Governo do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou, em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (25), que a interdição cautelar foi determinada por orientação da Vigilância Sanitária estadual.

A pasta destacou que já iniciou articulação com outras clínicas da região para absorver os pacientes afetados, assegurando que o atendimento não seja interrompido.

Além disso, equipes técnicas acompanham a transição e seguem monitorando a investigação sobre as condições de funcionamento da clínica, bem como a apuração das causas das mortes e possível relação com eventos adversos graves.


A situação segue sob investigação e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos laudos técnicos.

Polícia Civil prende homem suspeito de tráfico de drogas em Alto do Rodrigues/RN


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quarta-feira (25), Alex de 29 anos, suspeito da prática do crime de tráfico de drogas no município do Aldo do Rodrigues/RN, no vale do Açu.

Durante as diligências, foi identificado que o suspeito utilizava um ponto comercial para a atividade ilícita. Segundo as investigações, o estabelecimento era empregado de forma dissimulada para a comercialização de entorpecentes, com o objetivo de dificultar a ação policial e mascarar a prática criminosa.

O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações que possam auxiliar em investigações sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

Prefeitura do Assú mobiliza todas as unidades de saúde neste sábado (28) no Dia D de vacinação contra a gripe.


A Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (28), o Dia D de vacinação contra a influenza. A mobilização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para ampliar a cobertura vacinal e garantir a imunização dos grupos prioritários.

Na zona urbana, o atendimento será realizado das 8h às 17h. Já na zona rural, as equipes de saúde estarão disponíveis das 8h às 12h.

Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS. A gestão do prefeito Lula Soares organizou a logística para que o atendimento ocorra de forma descentralizada, facilitando o acesso da população tanto na sede quanto nas comunidades rurais do Vale do Açu.

De acordo com as diretrizes da campanha, o público-alvo desta etapa é composto por:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

* Gestantes, puérperas e idosos;

* Trabalhadores da saúde e professores;

* Pessoas imunossuprimidas e com deficiência permanente;

* Indígenas e quilombolas;

* Caminhoneiros, motoristas e pessoas em situação de rua;

* Pessoas com comorbidades e cuidadores de idosos;

* Policiais, bombeiros e funcionários dos Correios.

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA EM PARAÚ


A Prefeitura Municipal de Paraú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a população para participar do Dia D de Vacinação contra a Influenza.

💉 Público prioritário:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Idosos (60 anos ou mais)
  • Trabalhadores da saúde
  • Professores
  • Povos indígenas e quilombolas
  • Pessoas em situação de rua
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo
  • Forças de segurança

📅 Informações:

  • Data: 28/03/2026
  • Horário: das 08h às 11h30
  • Local: UBS Antônio Xavier da Costa

⚠️ Não esqueça de levar:

  • Documento com foto
  • Cartão do SUS
  • Caderneta de vacinação

💙 Vacinar é um ato de cuidado, amor e proteção.
👉 Participe e ajude a proteger sua família e toda a comunidade!

PROCURA-SE CELULAR ENTRE LINDA FLOR E MUTAMBA EM ASSU


Foi perdido um telefone Samsung Galaxy A06 no trajeto do Posto de Linda Flor até a comunidade Mutamba, em Assu.

📍 Quem encontrou ou tiver qualquer informação, por favor entrar em contato:
📞 (84) 99640-1334

💰 Será bem gratificado!

🙏 Ajude compartilhando para que chegue até quem encontrou!

Em Assu, família Faz Apelo Urgente por Internação de Paciente em Surto Psicológico em Mossoró


A família de Maria Genilma Canela vive momentos de desespero enquanto tenta, sem sucesso, garantir uma vaga para internação no Hospital São Camilo, em Mossoró, para tratamento psicológico urgente.

Segundo relatos, Maria Genilma sofre de depressão e atualmente está em surto psicológico, apresentando comportamento agressivo e recusando o uso de medicação. A situação tem causado medo dentro de casa, especialmente porque há crianças no ambiente familiar. De acordo com a família, ela tem feito ameaças e já chegou a agredir pessoas com bofetadas.

A filha da paciente afirma que, desde a semana passada, busca uma vaga na unidade hospitalar, mas até o momento não obteve resposta. “A gente não tem mais condição de manter ela em casa. Ela não quer tomar os remédios e está muito agressiva”, relatou.

Maria Genilma já possui histórico de tratamento em unidades de saúde mental. Ela é acompanhada pelo CAPS de Assú e já foi internada anteriormente no Hospital São Camilo, em Mossoró, além de passagens pelo Hospital João Machado e pelo Hospital Severino Lopes, ambos em Natal.

A família reside na Rua das Flores, no bairro Quinta do Farol, nas proximidades do Nosso Atacarejo e da Pousada Fênix. Diante da gravidade da situação, eles fazem um apelo às autoridades de saúde para que seja viabilizada, com urgência, uma vaga para internação e acompanhamento adequado da paciente.

Para contato, a família disponibilizou os seguintes números:
📞 (84) 99985-4737
📞 (84) 99191-6352

O caso reforça a importância de atenção rápida e eficaz aos pacientes em sofrimento psicológico, especialmente em situações de crise, onde o suporte especializado pode ser decisivo para garantir a segurança do paciente e de todos ao seu redor.

Tragédia na Saúde: Sesap interdita clínica de diálise após morte de duas mulheres de Assú em Mossoró


O Centro de Hemodiálise de Mossoró (CDM) foi interditado pela Vigilância Sanitária após o registro de dois óbitos de pacientes na tarde desta terça-feira, 24 de março de 2026, causando comoção e apreensão entre familiares e demais pacientes da unidade.

A primeira vítima foi Raquel Ferreira da Silva Cabral, de 53 anos, residente em Assú. Segundo o filho, Mizael Ferreira da Silva, o médico informou que a causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória, possivelmente após problemas nas máquinas de hemodiálise.

De acordo com Mizael, houve um verdadeiro cenário de pânico dentro da clínica, que conta com mais de 40 máquinas distribuídas em três salas. O problema técnico inicial teria sido contornado pelos profissionais de saúde, com o religamento dos equipamentos. No entanto, pouco tempo depois, um segundo óbito foi registrado.

A segunda vítima, conhecida como Dona Irací, também moradora de Assú, não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

🔎 Investigação e Interdição

A Vigilância Sanitária foi acionada e, após quase duas horas de inspeção no local, decidiu pela interdição da unidade. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), na Faculdade de Medicina da UERN, onde passarão por exames para identificar com precisão as causas das mortes.

A diretora da Vigilância Sanitária, Keila Brandão Moreira, afirmou que será necessário analisar todo o contexto antes da emissão de um relatório conclusivo.

“Eles só vão poder reabrir quando puderem garantir a segurança dos pacientes”, destacou a diretora.

Ela também informou que, embora a clínica esteja passando por obras nos corredores para retirada de salitre das paredes, isso não afeta diretamente as salas de diálise. No entanto, a qualidade da água — essencial para o funcionamento das máquinas — será investigada por meio de coleta e análise laboratorial.

🏥 Pacientes Serão Transferidos

Diante da interdição, o Governo do Estado estuda a transferência dos pacientes para outras unidades, como o Hospital do Rim, em Mossoró, ou até mesmo clínicas de diálise na cidade de Assú, garantindo a continuidade dos atendimentos.

📢 Nota do Governo do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou, em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (25), que a interdição cautelar foi determinada por orientação da Vigilância Sanitária estadual.

A pasta destacou que já iniciou articulação com outras clínicas da região para absorver os pacientes afetados, assegurando que o atendimento não seja interrompido.

Além disso, equipes técnicas acompanham a transição e seguem monitorando a investigação sobre as condições de funcionamento da clínica, bem como a apuração das causas das mortes e possível relação com eventos adversos graves.


A situação segue sob investigação e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão dos laudos técnicos.

HISTÓRICO: PEDRO AVELINO INAUGURA NOVO MERCADO PÚBLICO NESTA QUINTA-FEIRA(26)


A Prefeitura de Pedro Avelino realiza, nesta quinta-feira (26), às 16h, a inauguração do novo Mercado Público Municipal. O equipamento chega como um importante marco para o fortalecimento da economia local, oferecendo uma estrutura moderna com conforto e dignidade para comerciantes e consumidores.

Pensado para impulsionar o comércio e valorizar os trabalhadores da cidade, o novo mercado representa mais do que uma obra física, é um investimento direto no desenvolvimento econômico e social do município, criando melhores condições de trabalho e ampliando as oportunidades para a população.

A prefeita Marina Trindade destacou a importância da entrega para o futuro da cidade — “Esse mercado é um sonho que se torna realidade. Estamos entregando um espaço digno para nossos comerciantes e mais conforto para a população. É assim que seguimos avançando: com trabalho, compromisso e cuidando da nossa gente”, afirmou.

A gestão municipal reforça o convite para que a população pedroavelinense participe desse momento especial, celebrando mais uma conquista significativa para o município.

Com ações estruturantes como essa, a gestão da prefeita Marina Trindade reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida da população.

🌸 Atendimento On-line em Ginecologia e Obstetrícia com Dr. Fabio Constantino


Cuidar da sua saúde íntima nunca foi tão fácil e seguro.

Agora você pode realizar consultas ginecológicas e orientações obstétricas on-line, com atendimento médico qualificado, no conforto da sua casa.

👩‍⚕️ Atendimento médico especializado para:

* Orientação sobre anticoncepcionais 

* Alterações menstruais 

* Dores pélvicas 

* Corrimentos vaginais 

* Planejamento reprodutivo 

* Orientação para tentantes 

* Acompanhamento e dúvidas na gestação 

* Interpretação de exames ginecológicos e obstétricos 

* Segunda opinião médica 

💻 Como funciona:

1. Agende seu horário 

2. Receba o link da consulta 

3. Realize seu atendimento com segurança e privacidade

Atendimento humanizado, ético e baseado em evidências.

📅 Agendamentos: 

Entre em contato pelo WhatsApp (84) 98735-0425 ou direct.

@constanti.now

Sua saúde feminina merece atenção em qualquer lugar

Execução Brutal Choca Grossos: Homem é Morto com Mais de 10 Tiros na Frente da Esposa



A cidade de Grossos, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, foi palco de um crime violento na noite desta terça-feira (24). Um homem identificado como Cristiano Melo de Mendonça foi assassinado a tiros na Avenida Raimundo Gonçalves, nas proximidades do ginásio poliesportivo, logo na entrada do município.

Segundo relatos iniciais, a vítima seguia de bicicleta levando a esposa, quando foi surpreendida por dois indivíduos em uma motocicleta. Ao se aproximarem, os criminosos ordenaram que a mulher se afastasse do local. Assim que ela correu, os suspeitos efetuaram diversos disparos contra Cristiano.

A perícia apontou que o homem foi atingido por mais de dez tiros de pistola calibre 9mm. Ele não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local, antes mesmo da chegada de qualquer atendimento médico.

A Polícia Militar esteve presente, realizando o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos procedimentos periciais e pelo início das investigações.

Até o momento, não há informações confirmadas sobre a motivação do crime ou a identificação dos autores. A Polícia Civil informou que Cristiano já possuía antecedentes criminais, o que pode ser levado em consideração durante o andamento das investigações.

Comoção em Mossoró: Estudante de Medicina da UERN Morre Após Grave Acidente


A estudante de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Bárbara Flayane Marques Ferreira, de 25 anos, morreu após ser vítima de um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (24), nas proximidades da Estação das Artes, na região central de Mossoró.

De acordo com as informações, Bárbara foi socorrida em estado gravíssimo e encaminhada com urgência para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Durante o atendimento, a jovem sofreu paradas cardiorrespiratórias, sendo reanimada pela equipe médica, e chegou a passar por um procedimento cirúrgico na tentativa de salvar sua vida.

Apesar de todos os esforços, a estudante não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu na unidade hospitalar, onde permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A morte precoce de Bárbara causa profunda comoção entre familiares, amigos, colegas de curso e toda a comunidade acadêmica, que lamentam a perda de uma jovem com um futuro promissor na medicina.

Reencontro entre ex-prefeitos destaca fortalecimento da união pelo futuro do Vale do Assú


Na noite desta terça-feira, importantes lideranças políticas do Vale do Assú se reuniram em um momento marcado por diálogo e troca de experiências para discutir caminhos e perspectivas para o desenvolvimento da região. O encontro contou com a presença do ex-prefeito de Assú, Gustavo Soares, do ex-prefeito de Itajá, Alaor Pessoa, e do ex-prefeito de Pendências, Flaudivan.

Durante a conversa, os três gestores relembraram suas trajetórias à frente dos municípios, destacando o período em que estiveram simultaneamente na gestão pública. Na ocasião, ressaltaram os avanços conquistados em suas cidades, fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso com a população.

O reencontro também foi pautado pelo olhar voltado para o futuro. Em comum, os ex-prefeitos reforçaram a importância de seguir fortalecendo a união entre os municípios do Vale do Assú, ampliando parcerias e somando esforços em prol do desenvolvimento regional.

A reunião reforça um sentimento cada vez mais presente entre as lideranças do Vale: a união como caminho essencial para que a região continue avançando e ganhando destaque em todo o Rio Grande do Norte.

Com diálogo, experiência e compromisso público, o objetivo segue claro: fortalecer e unir o Vale do Assú, consolidando-o como uma das regiões mais importantes do estado.

RN recebe 28 unidades móveis do MobSUAS para levar Assistência Social ao interior do estado


O Rio Grande do Norte recebeu, nesta segunda-feira (23), um importante reforço para levar a assistência social para comunidades mais remotas de 28 cidades potiguares, onde os serviços assistenciais sempre foram mais difíceis de chegar, levando mais dignidade e oportunidade aos que mais precisam.

Agora, os quase 30 municípios passam a contar com o apoio do programa Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que consiste em veículos do tipo van, equipados com estrutura específica para levar serviços do Suas.

Os veículos poderão ser utilizados tanto para o deslocamento de equipes socioassistenciais, como para os usuários dos serviços do sistema. O investimento em cada uma das unidades foi de R$ 283,9 mil, o que totaliza um valor em torno de R$ 8 milhões, oriundo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Mineiro.

“A entrega dessas vans do MobSUAS pode parecer, para alguns, apenas a entrega de veículos. Mas nós sabemos que é muito mais do que isso. É acesso, é cuidado, é o Estado chegando onde o povo está”, destaca a governadora Fátima Bezerra, celebrando a entrega.

O fortalecimento do serviço não é novidade no RN com a entrega desta segunda-feira. A governadora Fátima explica que essa missão é contínua no Rio Grande do Norte.

“Aqui, nós fortalecemos o SUAS todos os dias. Investimos na formação dos trabalhadores, ampliamos o atendimento, estruturamos serviços, chegamos aos territórios, dialogamos com os municípios”, explica.

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, esteve presente na solenidade representando o Governo Federal, e falou da importância do serviço.

“O MobSUAS fortalece o sistema da assistência social. Além da unidade física, onde temos centros especializados e unidades de acolhimento, agora as equipes podem, com este equipamento – que não é só um veículo –, ir onde as pessoas estão. Vai em um bairro ou em uma comunidade distante, e lá faz o cadastramento, a atualização, garante a busca ativa de pessoas que têm direitos”.

O ministro destacou também a integração entre os governos federal e estadual na luta para garantir melhores condições na prestação dos serviços assistenciais.

“Com essa integração do governo do presidente Lula com o governo da professora Fátima Bezerra, nós queremos alcançar quem ainda não foi alcançado. Queremos garantir direitos para quem tem direitos. Além do Bolsa Família, do BPC, são 56 programas que o presidente coloca à disposição das famílias que precisam, como o Gás do Povo, a Farmácia Popular e a Tarifa Social de Energia”, completa Dias.

Iris Oliveira, secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), aproveitou a ocasião para falar dos avanços alcançados na prestação dos serviços do Suas no RN.

“Hoje, todas as pessoas que precisam dos serviços do SUAS encontram acolhida, respeito e equipe tecnicamente preparada para acolhê-los e atendê-los nos serviços do Creas. E com isso, ampliamos a progressão social no nosso estado. Esse é um SUAS que se faz presente em todos os territórios. Com o nosso programa Território Suas, nós colocamos o pé na estrada e chegamos em todos os municípios potiguares, seja em atividades regionalizadas, seja a equipe indo a todas as cidades”, explica Iris.

Detalhes dos veículos

As unidades móveis do Suas para 28 municípios do RN chegam completamente equipadas para atender variadas necessidades que possam ser encontradas nas regiões mais remotas do estado.

Entre outras especificações, os veículos contam com acessibilidade, inclusive com plataforma elevatória para cadeirantes; lugares para 10 passageiros, sendo um cadeirante, o que visa dar mais opções de transporte para os atendimentos realizados para o público da assistência social.