quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Idoso adepto da automumificação agita a web

Imagens de um idoso viralizaram recentemente após postagem na conta de uma das suas netas no TikTok. Logo se espalhou a notícia de que o idoso, da Tailândia, teria 163 anos e seria adepto da automumificação, praticada por alguns poucos monges budistas japoneses.

Mas o que é verdade nessa história viralizada?

O homem é realmente tailandês e se chama Luang Pho Yai, de acordo com o site checador de histórias na web "Snopes". Mas ele tem "apenas" 109 anos.

Apesar do viral sobre a prática inusitada, Luang não está se submetendo à automumificação, conhecida como Sokushinbutsu.

Mas "já era tarde". A conta de Auyary, a neta de Luang, explodiu no número de seguidores — muitos deles ainda não convencidos de que não estejam diante de uma "múmia viva".

"Ele não é um cadáver, vamos respeitá-lo", postou a neta. Seus vídeos com atualizações sobre o estado de saúde do avô têm milhões de exibições. Recentemente, ele esteve internado com uma fratura, mas já está em casa, recuperando-se.

O Sokushinbutsu é uma prática rara entre monges budistas no Japão, no qual os adeptos entram no processo de mumificação enquanto ainda estão vivos, seguindo um regime exaustivo de autodisciplina.

A prática envolve uma dieta rigorosa. Os monges desidratam seus corpos de dentro para fora, livrando-se de gordura, músculo e umidade antes de serem enterrados em uma caixa de pinho para meditar em seus últimos dias na Terra.


Nenhum comentário: