O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Nichollas Rennah, da Ufersa, e promete transformar a maneira como a agricultura local é acompanhada. A tecnologia permitirá que a prefeitura tenha acesso, em tempo real, a informações detalhadas sobre os cajueiros cadastrados, como precoce e gigante, a produção (incluindo mel) e volume gerado em cada propriedade.
“É mais um avanço que trazemos para o nosso agricultor. Vamos ter controle, planejamento e, principalmente, dados para direcionar melhor os investimentos e as políticas públicas do campo”, destacou o prefeito Kênio Azevedo.
A parceria com a universidade inclui também a atuação de estudantes da Ufersa, que serão responsáveis por realizar o cadastro completo dos produtores. Todos os dados serão integrados ao sistema, garantindo uma gestão moderna e eficaz da agricultura no município.
“Vamos sair do papel e entrar no digital. Isso vai facilitar tanto para o agricultor, que será mais assistido, quanto para a gestão, que poderá planejar de forma mais estratégica”, explicou o secretário João Freitas.
Além de Nichollas, participaram do momento os representantes da Ufersa, Paulo Gustavo e Iara Kateucha, que reforçaram o compromisso da universidade com a inovação aplicada à realidade do município de Serra do Mel.
Essa iniciativa marca o início de uma nova fase para a agricultura de Serra do Mel — mais conectada, eficiente e capaz de gerar resultados concretos para quem vive da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário