quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Hospital de Guamaré realiza a primeira Gastrostomia Endoscópica

Mais um ganho para a saúde pública de Guamaré. Foi realizada nessa terça-feira, 12, a primeira Gastrostomia Endoscópica pela equipe médica do Hospital Manoel Lucas de Miranda.

A Gastrostomia endoscópica percutanea é um procedimento seguro, com baixas complicações, feito sob sedação e que promove uma via de alimentação alternativa, temporária ou definitiva e segura ao paciente que tem dificuldades para se alimentar, por qualquer motivo (sequela de AVC, sequela de TCE, doenças neurodegenerativas como o Parkinson, tumores, entre outros).

Segundo explicou o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais, além de garantir uma via para promover uma adequada nutrição, o procedimento não gera o desconforto e o diminuiu consideravelmente o risco de pneumonias por broncoaspiracao. “Nesse procedimento o endoscopista identifica um ponto de proximidade entre o estômago e a parede do abdome e insere uma sonda para alimentação, criando uma via ente o meio externo e a câmara gástrica”, disse.

A equipe responsável pelo procedimento médico, que a partir de agora passa a fazer parte dos procedimentos realizados no Hospital Manoel Lucas de Miranda, foi formada pelo médico gastroenterologista e endocopista, Marcus Tulius Nóbrega, Rodrigo Cabral (anestesiologista), técnica de enfermagem, Maria de Fátima e pelas enfermeiras Josenilda e Shakielly.
________
MADEIREIRA VALE DO ASSU

Na hora de construir ou reformar, você terá que tomar várias decisões sobre o projeto, materiais e mão de obra. Traga seu orçamento! Estamos na Av. Senador João Câmara, 1542 - Dom Eliseu - Assu/RN - (84) 3331 2535.

Nenhum comentário: