segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Prevenção da gravidez na adolescência foi tema de capacitação com o NUCAS/JUVAS em Itajá

A Prefeitura de Itajá, através da Secretaria de Saúde, realizou no dia 12 de fevereiro uma Capacitação de Prevenção, promoção e Cuidado na Adolescência, com os adolescentes do NUCAS/JUVAS.

A capacitação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS às 19h, ministrada pela enfermeira da Estratégia Saúde da Família Raimunda Maria Barbosa da Silva, Renatha Monalyza Góis, com o apoio dos coordenadores dos adolescentes do NUCAS/JUVAS, Maria Arlinda de Macêdo, Ronison Nunes Inocêncio, Airton Rodrigues e a mobilizadora Ana Claudia de Oliveira.
O objetivo da capacitação, feita pela Secretaria de Saúde, é analisar o autocuidado e autoconhecimento que os adolescentes têm sobre si e sua sexualidade, como forma de prevenção, promoção e cuidado com a gravidez não intencional na adolescência e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

A capacitação também abordou os fatores condicionantes da gravidez na adolescência, as consequências e os riscos, as alterações psicológicas e biológicas na gestação, como evitar a gravidez na adolescência e, também, uma dinâmica sobre as expectativas desses adolescentes para o futuro.
O Projeto planeja ações preventivas e educativas para a Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei Nº 13.798; compila quantidade e localidades de maior incidência de gravidez na adolescência; organiza calendário de acompanhamento e rodas de conversa com pais e adolescente; realiza rodas de conversa nas escolas; propõe teste rápido de HIV, hepatite e sífilis com o intuito de reduzir a incidência da gravidez na adolescência a nível municipal.

“Um dos reflexos dessa gravidez é o adolescente que deixa de estudar, na maioria das vezes é uma criança cuidando de outra. Então nosso trabalho é investir nessa prevenção para que os adolescentes possam viver sua vida sexual livre tanto de uma gravidez precoce quanto de infecções sexualmente transmissíveis”, completa Maria Arlinda, coordenadora do programa.

Nenhum comentário: