terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

NOTA INFORMATIVA de Ezequias Florêncio, Secretário de Meio Ambiente e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pendências

A Prefeitura Municipal de Pendências, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, utiliza a presente nota para esclarecer algumas situações e repassar informações referentes aos acontecimentos que estão ocorrendo na sede urbana do Município nesse período chuvoso.

Com o início da quadra chuvosa na região presenciamos a intensificação das chuvas e, por conseguinte, do surgimento de alguns problemas associados às mesmas. Na sede urbana de Pendências existem áreas de ocorrência de eventos de inundação, alagamento e enxurradas, as quais foram delimitadas pelo Serviço Geológico Brasileiro - CPRM em 2019 e pela Defesa Civil do município em 2020.

Com a delimitação das áreas de risco o município passou a reconhecer as áreas prioritárias para gestão de risco e neste mês de fevereiro de 2020, iniciou ações para redução de risco nas margens da RN-118, próximo ao CRAS, que consiste na remoção temporária e assistência às famílias que habitam nesta área de risco de enxurrada.

Outra intervenção que o município realizou foi retificação de um canal de drenagem no conjunto Nossa Senhora de Lourdes, onde ocorreram eventos de enxurradas, gerando transtornos para a população local. As competências da Defesa Civil de Pendências estão de acordo com a Lei Federal  n° 12.608/2012, e suas ações priorizam a segurança das pessoas e a redução de riscos.

Acerca das informações que foram veiculadas (RELEMBRE) nas redes sociais que tratam de pessoas em situação de risco e a alegação de omissão por parte do poder público, cabe esclarecer que a família que está em situação de risco devido aos eventos de alagamento e enxurradas, foi procurada pela Defesa Civil Municipal e na primeira tentativa de remoção temporária dos mesmos para um aluguel social, houve recusa e eles não deixaram sua residência, permanecendo no local, sendo assim, a prefeitura tomará medidas cabíveis para garantir a segurança e bem estar dessa família.

A permanência em áreas de risco pode trazer consequências graves para estas famílias, sobretudo para sua segurança. A Prefeitura informa que está tomando todas as providências para assistir as famílias em situação de risco e que o trabalho está sendo realizado continuamente. É necessário que as pessoas sigam as orientações e recomendações da Prefeitura, pois a segurança e saúde devem ser prioridades.

A família que estiver com dificuldades em razão dos problemas ocasionados pelas chuvas deve procurar a Defesa Civil Municipal para ser assistida. Permanecemos em prontidão para atender a população e para atuar na minimização dos problemas oriundos das chuvas intensas.

Ezequias Florêncio
Secretário de Meio Ambiente e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pendências.

Nenhum comentário: