quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Campo Grande tem a segunda pior gestão em saúde no RN em 2021


Como já do mostrado por diversas vezes aqui no site a saúde da cidade de Campo Grande-RN tem sido um verdadeiro caos durante a gestão do prefeito Bibi de Nenca, e de acordo com informações do Ministério da Saúde repassadas

Aquele município foi classificado como a 9° pior gestão em saúde pública do RN no primeiro quadrimestre de 2021, baseado em dados fornecidos pelo próprio Ministério da Saúde referentes aos indicadores do programa da atenção básica previne Brasil. Já no segundo Quadrimestre de 2021 ele foi considerado a 3° pior gestão do Estado, e terminou o ano de 2021 como a 2° PIOR gestão entre todos os municípios do RN.

O programa Previne Brasil foi um programa criado pelo governo federal para classificar a qualidade da atenção básica em saúde, planejada e executada pelos Gestores Municipais. Cada Município recebe uma nota ISF de acordo com o seu desempenho, e proporcional a essa nota receberão os recursos do mesmo. Um Município que alcança uma nota 2,50 por exemplo, irá receber apenas 25% dos recursos de desempenho, o que fatalmente obriga o mesmo a oferecer um serviço em saúde cada vez mais deficiente a sua comunidade por redução nos repasses.

Essa Nota ISF é divulgada pelo Mistério da saúde 3 vezes por ano, junto com os porcentagens de cada um dos sete indicadores alcançados por cada Município no Programa Previne Brasil.

Cada um dos 7 indicadores possui um peso e a somatória dos mesmos gera esse indicador sintético final conhecido por ISF.

Veja abaixo as porcentagens de desempenho alcançados pelo Município de Campo Grande em cada indicador do Previne Brasil nos 3 quadrimestre de 2021.

1° quadrimestre

4% Pré-Natal

11% Pré-Natal (Exame de sífilis e HIV)

4% Pré-Natal (Atendimento Odontológico)

7% Cobertura Citopatológico

*% Cobertura Pólio e Penta

0% Aferição de Pressão Arterial

0% Solicitação de Hemoglobina Glicada

Com base nesses dados Campo Grande foi classificada como a 9° pior gestão em Saúde Pública do RN, com nota ISF = 1,49

*Os dados de vacina não foram inseridos no relatório por que tiveram inconsistência em 2021. Tanto é que o Ministério da Saúde deu 100% no indicador de vacina para todos os Municípios no 2° e 3° quadrimestre.

2° quadrimestre

0% Pré-Natal

6% Pré-Natal (Exame de sífilis e HIV)

0% Pré-Natal (Atendimento Odontológico)

7% Cobertura Citopatológico

?% Cobertura Pólio e Penta

0% Aferição de Pressão Arterial

0% Solicitação de Hemoglobina Glicada

Foi através desses indicadores que Campo Grande foi classificada como a 3° pior gestão em Saúde Pública do RN, com nota ISF = 2,28

3° quadrimestre

0% Pré-Natal

11% Pré-Natal (Exame de sífilis e HIV)

6% Pré-Natal (Atendimento Odontológico)

8% Cobertura Citopatológico

?% Cobertura Pólio e Penta

0% Aferição de Pressão Arterial

2% Solicitação de Hemoglobina Glicada

Espelhado nesses indicadores a cidade de Campo Grande foi classificada como a 2° pior gestão em Saúde Pública do RN, com nota ISF = 2,62. Ficando atrás apenas de São Bento do Norte.

A população não merece estar pegando pela incompetência e negligência da atual gestão, afinal de contas foi no atual prefeito que foi depositada a confiança para assumir a cadeira do executivo, e o mesmo até o momento pouco fez em um ano de trabalho, enquanto isso os munícipes tem vivenciado um verdadeiro drama.

Nenhum comentário: