quinta-feira, 6 de abril de 2023

Governo do RN retoma obra de saneamento em Parelhas-RN


O governo do Rio Grande do Norte esteve reunido nesta quarta-feira (05), na Governadoria, com o prefeito de Parelhas (RN) e com toda a bancada da Câmara dos Vereadores do município para tratar do início das obras físicas de saneamento básico da cidade seridoense. A obra estava paralisada desde 2014 e agora se encontra com os recursos assegurados, no valor total de R$ 25,98 milhões, e com data estabelecida para conclusão, com previsão de 24 meses.

“Como médico, você sabe melhor do que eu o que significa um investimento dessa natureza, a importância da política de saneamento em matéria de saúde”, disse a governadora Fátima Bezerra, dirigindo-se ao prefeito de Parelhas, o Dr. Thiago Almeida, lembrando que participou da luta pela obra desde o princípio, quando ainda era deputada. “Uma cidade sem saneamento está fadada, infelizmente, a ter seu desenvolvimento travado. O contrário, uma cidade saneada se abre com mais atratividade e competitividade para atrair investimentos e promover o desenvolvimento”, complementa a governadora.

Do montante total do investimento, o Estado do Rio Grande do Norte entra com recursos próprios no valor de R$ 17 milhões, e o restante é fruto de convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A obra já havia sido iniciada em gestões anteriores, mas estava paralisada há quase 9 anos. Quando concluído, o sistema de esgotamento sanitário de Parelhas irá beneficiar uma população de 20.354 habitantes.

As obras físicas terão início no dia 10 de abril, porém, a fase de projetos básicos e executivos já havia sido iniciada em dezembro de 2022, tendo sido concluída em março de 2023. A Caern irá executar o projeto através de contrato celebrado por meio de licitação com a construtora HL Engenharia, que prevê um prazo de 24 meses para a entrega da obra.

“Desde o início, essa obra sofreu várias modificações, tiveram que ser feitas várias mudanças no projeto, isso é um sonho antigo da cidade”, afirma o deputado estadual Francisco Medeiros (Francisco do PT), presente na reunião, que é natural da cidade de Parelhas e já foi vereador e prefeito pelo município. “Graças a um Projeto de Lei, de 2019, que a governadora mandou para a Assembleia Legislativa, e nós na época fizemos com que esse projeto fosse aprovado em tempo recorde para garantir à Caern aportar os recursos na complementação e conclusão desses projetos”, complementa o deputado.

“Sei que as obras que ficam enterradas muitas vezes não são valorizadas, mas pode ter certeza que a governadora Fátima Bezerra vai entrar na história do município de Parelhas como a governadora que levou saúde pública para o nosso município”, disse o prefeito Dr. Thiago Almeida. “A obra vai levar saneamento básico, por exemplo, para um bairro que não possui nenhum tipo de saneamento, que é o bairro de São Sebastião, um dos mais antigos da cidade. Segundo a Caern, a obra deverá começar por lá”, complementou o deputado Francisco Medeiros.

Além dos já citados, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Parelhas, Humberto Gondim; o presidente da Câmara Municipal de Parelhas, Alyson Oliveira; os vereadores João Dantas, Wellington Araújo, Josivan Alves, Evaneide Mendonça, Messias Medeiros, Zenilda Salústio e Romisélia Araújo; e Mauro Bastos, da Construtora HL Engenharia.

Acompanharam a governadora: Gustavo Coelho, secretário de Estado da Infraestrutura; Virgínia Ferreira, secretária de Estado para Gestão de Projetos e Metas do Governo e Relações Institucionais; Auricélio Costa, secretário adjunto da SEMARH; Ivanilson Maia, secretário adjunto do Gabinete Civil; Sérgio Rodrigues, diretor de Empreendimentos da CAERN; Fábio Nyélithon, Superintendente de Empreendimentos da CAERN; e Thiago Índio, Diretor de Operações da CAERN.

Nenhum comentário: