sexta-feira, 19 de junho de 2020

REFERÊNCIA: Assuense Cayo Lopes integra equipe que atende a cidade de Pelotas com zero mortes de covid-19 no país

A cidade de Pelotas, no sul do Estado do Rio Grande do Sul, se tornou exemplo de eficiência, com a adoção de medidas precoces contra o coronavírus, e com ação que serve de exemplo para quem quer ser um bom gestor, que é a união de forças entre os setores público e privado e no engajamento da população para conter o avanço da pandemia.

Até a manhã desta quinta-feira (18), a cidade se mantinha como único centro urbano brasileiro com mais de 200 mil habitantes sem nenhuma morte por covid-19. Com 169 casos confirmados da doença (em um universo de 17,1 mil no Estado), o município contabilizava apenas quatro pacientes internados em razão da infecção, dois deles em UTI.

Para quem acompanha a evolução dos números, o quadro indica que a cidade vem conseguindo barrar a epidemia. O segredo está em uma combinação de fatores. — O primeiro aspecto a destacar é o trabalho em conjunto. Não é apenas discurso bonito. Aqui, universidades, prefeitura e hospitais têm atuado em sintonia, discutindo item por item a estratégia de enfrentamento, desde o começo. Isso permitiu que, no momento certo, fosse possível reduzir a circulação do vírus — diz o epidemiologista Pedro Curi Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)... CONTINUE LENDO...

Nenhum comentário: