quarta-feira, 24 de junho de 2020

Itajá adquire testes rápido e amplia testagem para o Covid-19

A Prefeitura Municipal de Itajá através da secretaria municipal de Saúde e Vigilância Sanitária está ampliando cada vez mais a capacidade de testagem no Município. Nesta quarta-feira (24), segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal a cidade está testando 100% dos casos suspeitos.

A Prefeitura adquiriu com recursos próprios 120 testes. Os testes, que foram adquiridos pelo governo municipal, medem a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM anti-COVID-19. Para essa aquisição foram realizados investimentos no valor R$ 18 mil reais. O ministério da Saúde encaminhou 120 testes para o município totalizando a capacidade de testagem para 240 pessoas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, a testagem da população é importante para tornar mais eficiente o mapeamento da Covid-19 e, assim, adotar políticas mais eficazes de enfrentamento da doença. “Itajá, atualmente, testa mais fazendo uma cobertura de 100% dos casos suspeitos em razão desse investimento que está sendo realizado. Isso nos mostra que, ao testar, sabemos onde estão os casos positivos, fazendo o seu isolamento pelos 14 dias necessários e ainda rastreamos e testamos os contatos diretos que apresentam sintomas (quem mora no mesmo domicílio), evitando a disseminação do vírus.

Em decorrência do trabalho mais eficiente, a secretaria de saúde está realizando a desinfecção de ruas, logradouros, praças, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. A solução utilizada na desinfecção é preparada a base de hipoclorito de sódio, recomendado pela Anvisa e que as bombas de pulverização foram adquiridas para essa finalidade.

Nenhum comentário: