quinta-feira, 18 de junho de 2020

Secretária de saúde de São Rafael desmente falta de testes do coronavírus e diz como e quando eles são realizados

Fonte: Adailton Amorim

Durante participação na rádio local, a Secretária de Saúde de São Rafael –RN, Luana Carvalho, desmentiu as informações de que estariam faltando testes rápidos no município, fato que veio a público através de áudios veiculados em aplicativos de mensagens, disse que o município dispõe de testes e explicou de que forma eles são realizados.

Transcrevemos a seguir a fala da Secretária.

“Nós temos testes rápidos disponíveis no município e, estamos realizando esses testes nos pacientes que estão dando entrada no hospital, com apresentação dos sintomas, a partir da solicitação médica, porém, as vezes a população não compreende, que existem alguns pré-requisitos para a realização desse teste rápido, a partir do momento, que ele não identifica o vírus, ele identifica o anticorpo, que só vai poder ser identificado em nosso organismo a partir do décimo dia de sintoma ou relato de contato com paciente suspeito ou confirmado.

Então, esse período, ele precisa ser respeitado. Nós precisamos seguir esse protocolo, justamente pra a gente não fazer um teste e dá um falso negativo, por não ter sido feito no período correto e, a pessoa sair da unidade de saúde do nosso município sem o devido encaminhamento, sem o preenchimento de um termo de isolamento, sem a medicação necessária.
Então, é muito importante que a gente siga esse protocolo e, assim, nós estamos realizando o teste, conforme orientação do Ministério da Saúde. Qualquer pessoa que quiser ter acesso a esse tipo de orientação, quiser ler sobre isso, pode procurar no site do Ministério, que tem todas as informações sobre os tipos de testes.
Nós também realizamos aqui no município, o teste de coleta de Exibindo resultados para coleta de swab, que é aquele teste que faz uma coleta nasal, para aqueles pacientes que são do grupo de prioridade. Então, nós estamos realizando esses dois tipos de testes. Porém, o teste de swab, é diferente do teste rápido. Ele faz a pesquisa do vírus no nosso organismo, que só pode ser identificado, a partir do terceiro até o sétimo dia de sintoma.
Então tem essas questões, que nós precisamos analisar e, temos uma equipe, justamente pra fazer a análise destes casos. O paciente da entrada no hospital, a equipe epidemiológica do município faz a análise da ficha, faz o agendamento do teste, conforme solicitação médica e, assim, a gente consegue identificar os casos confirmados e descartados no nosso município”.

Nenhum comentário: