quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

VÍDEO: Dois garotos brigam em shopping, mas só o negro é algemado


Um vídeo que mostra a polícia separa uma briga entre um adolescente branco e um negro gerou indignação nos Estados Unidos —os dois policiais que intervieram no caso trataram o garoto.

O vídeo mostra uma briga entre dois adolescentes em um shopping center em Bridgewater, Nova Jersey. Após alguns segundos, dois policiais aparecem para separar os jovens.

O adolescente negro foi jogado no chão pelo policial, e o jovem branco foi obrigado a se sentar em um sofá.

O vídeo mostra o momento em que uma policial coloca o joelho nas costas do jovem negro, quando ele está deitando no chão, enquanto outro policial o algema.

"Eles basicamente me jogam no chão e depois um deles coloca o joelho nas minhas costas e coloca as algemas", declarou à ABC o jovem, que se identificou apenas como Kye.

O vídeo não mostra o restante da detenção do adolescente negro nem o que aconteceu com o branco, que não foi detido.

A polícia de Bridgewater reconheceu em uma rede social que o vídeo "deixou membros de nossa comunidade irritados" e prometeu investigar o que aconteceu.

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, criticou a ação policial. "Embora uma investigação ainda esteja reunindo os fatos sobre este incidente, estou profundamente perturbado com o que parece ser um tratamento racialmente desigual neste vídeo", escreveu ele em uma rede social.

O racismo policial é um tema cada vez mais presente no debate político nos Estados Unidos. O vídeo da morte de George Floyd, um homem negro, durante uma ação policial em 2020 gerou protestos em todo o país, com apelos por reforma na polícia.

Steffie Bartley, diretora da antirracista Rede de Ação Nacional, criticou o que chamou de "viés implícito" no vídeo de Bridgewater. "Por que o jovem negro estava no chão algemado enquanto o jovem branco estava sentado no sofá como se ele estivesse supervisionando?" questionou, em um comunicado.


Nenhum comentário: