sábado, 15 de abril de 2023

Governadora firma acordo com instituição chinesa para certificação de gemas no RN

A Academia Chinesa de Ciências Geológicas é a principal organização de pesquisa geológica da China e irá cooperar para a criação do laboratório de certificação de gemas do RN

Neste sábado (15), em agenda na China, a governadora Fátima Bezerra esteve no Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), com o vice-presidente Yan Chengyi, onde assinou um acordo de cooperação que irá trazer avanços na implantação do Laboratório de Certificação de Gemas no Rio Grande do Norte. Este é um passo importante para a mineração, especialmente para as pedras preciosas que são extraídas do estado. O momento contou também com a participação de Jaime Calado, secretário de desenvolvimento econômico, da ciência, da tecnologia e da Inovação, e de Luís Guimarães, presidente da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM).

“É importante para nós no Rio Grande do Norte estreitarmos os laços com este instituto aqui, a Academia Chinesa de Ciências Geológicas, tendo em vista o potencial extraordinário que o Brasil e o estado do Rio Grande do Norte, em particular, têm no setor de mineração. É com esse intuito que estamos aqui, conscientes de que o Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas seguramente é uma das referências mais qualificadas e respeitadas no mundo inteiro”, disse a governadora.

A criação do laboratório de gemas, previsto para ser integrado às instalações do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, em Currais Novos, irá abrir o mercado internacional para os produtores de pedras preciosas do Brasil, com foco principal na China e Ásia e potencial para atingir outras partes do mundo.

Também neste sábado, durante simpósio com representantes dos países do BRICS, a governadora assinou um Memorando de Cooperação entre o Governo do Estado e a Universidade Huaqiao para promover cooperação entre universidades e empresas, com promoção de pesquisas, recursos humanos, indicação de talentos, programas de treinamento e intercâmbio educacional.

“Essas agendas são uma continuidade das sementes que nosso governo plantou em 2019 quando aqui estivemos, e, ao longo desse período, os contatos que foram mantidos com as empresas da China. E agora em maio, se Deus quiser, vamos receber uma delegação aqui da China, formada por empresários que querem investir no nosso estado, com a participação das universidades para que a gente possa cada vez mais avançar naquilo que tanto desejamos, que é atrair mais investimentos para o Rio Grande do Norte, e com isso gerar mais empregos e mais oportunidades para o nosso povo”, informou Fátima.

Nenhum comentário: