Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo 2022, o município possui apenas 7.711 habitantes, no comparativo ao gasto mensal da prefeitura com uso de seringas, esse dado ultrapassa em mais de 2 mil unidades por mês a quantidade total de moradores, considerando que cada habitante, incluindo crianças, jovens e idosos, poderia ser beneficiado com pelo menos uma seringa a cada mês. Nesse caso, ainda sobraria um total de 24 mil seringas ao ano sem uso individual.
Dentre as informações de prestadores de serviço, fornecidos pelo município estão duas que fornecem materiais hospitalares: Jr Comercio De Medicamentos E Material Hospitalar Ltda e a Natal Clean Distribuidora Eireli, as duas fornecendo os mesmos materiais.
Em demonstrativo do detalhamento da despesa disponibilizado no Portal da Transparência, existe uma diferença nos preços entres os fornecedores de seringas, mesmo sendo o mesmo produto e especificações técnicas semelhantes. A seringa descartável 05ml C/Agulha 25 X 7, foi vendida pela empresa Natal Clean por R$ 0,31 a unidade, enquanto a Jr. Comércio vendeu o mesmo produto a R$0,34 a unidade da seringa, uma diferença de cerca de 10%.
No cenário comparativo com outros municípios do Rio Grande do Norte, a exemplo de Ipanguaçu, que segundo o IBGE possui uma população de 14.131 habitantes, quase o dobro do número de habitantes de São Rafael, ao longo de todo ano de 2023, foram adquiridas apenas 23 mil seringas, o que daria cerca de 1900 seringas por mês, enquanto em São Rafael a quantidade chegou perto de 10 mil seringas por mês. Em Ipanguaçu, foram cerca de 63 seringas por dia, enquanto que em São Rafael, o prefeito Reno Marinho pagou por mais de 300 seringas por dia. Fonte Diário do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário