domingo, 24 de março de 2024

Alerta: Vírus “comedor de ânus” se espalha e gera preocupação


Um vírus apelidado popularmente de “comedor de ânus” está se alastrando pelo Japão, causando preocupação devido à sua alta letalidade. A doença mata aproximadamente 30% dos infectados, de acordo com informações do RIC.

Durante os primeiros dois meses de 2024, o país registrou cerca de 378 casos da síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). No ano passado, foram registrados 941 casos. A estimativa é que este ano o número de casos seja maior.

A STSS é uma forma grave de infecção causada pela bactéria estreptococo A, que pode se desenvolver na garganta, pele, ânus e órgãos genitais, causando diversas doenças.

Os sintomas da STSS incluem febre, dificuldade respiratória, disfunção renal e hepática, pressão arterial baixa, confusão mental, dores de cabeça e musculares, náuseas, vômitos, diarreia, mal-estar e mucosas avermelhadas.

Embora a doença seja mais comum em idosos com 65 anos ou mais, está causando um aumento significativo de mortes entre pacientes com menos de 50 anos.

Um caso chocante envolveu um adolescente de 14 anos de idade que precisou ter ambas as mãos e pés amputados devido a complicações da síndrome do choque tóxico, ocorrido em setembro de 2023.

Os especialistas admitiram que não sabem dizer porque o número de casos está aumentando. “Ainda existem muitos fatores desconhecidos sobre os mecanismos por trás das formas fulminantes (graves e repentinas) de estreptococos, e não estamos no estágio em que possamos explicá-los”, afirmou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado.

Nenhum comentário: