segunda-feira, 18 de março de 2024

Detran e CPRE levam o projeto “Bafômetro Amigo” aos bares de Ponta Negra


Conscientização para prevenir acidentes e mortes no trânsito devido a mistura álcool e direção. Esse é o objetivo da parceria firmada entre o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) e o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) que estão indo aos bares mais movimentados da capital com o projeto “Bafômetro Amigo”, focado na conscientização dos motoristas levando uma abordagem lúdica sobre os perigos de beber e dirigir.

A mais nova ação aconteceu na noite da sexta-feira (15) em bares do bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal. Os educadores do Detran e policiais do CPRE abordaram os clientes nas mesas e informaram sobre o uso e manuseio do bafômetro, dando a oportunidade aos condutores de aferir o índice de alcoolemia, enquadrar de maneira educativa o resultado mostrando as punições administrativas e criminais no caso de conduzir veículo da maneira registrada no bafômetro.

A abordagem também conta com o apoio do Teatro Educativo do Detran, que trabalha apresentações com a temática da segurança do trânsito de maneira leve, objetiva e engraçada. Na ocasião, é possível utilizar o sistema de som dos bares e fazer uma pequena apresentação com paródias de canções conhecidas, mas com letras alteradas focadas no respeito à vida no trânsito e à legislação viária.

O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Hamurabi Figueiredo, explicou que o projeto é bem-aceito pelos frequentadores dos bares, que podem tirar dúvidas sobre a utilização do bafômetro, compreender melhor os perigos e punições para quem bebe e dirige, além de ser um reforço na mensagem de não dirigir se fez uso de bebida alcoólica. “As pessoas têm curiosidades, interagem com os educadores e a mensagem de preservar a vida no trânsito e evitar acidentes é fortalecida”, comentou.

Já o técnico de trânsito do Detran, Ueyder Cabral, informou que novas ações em bares serão desenvolvidas já na próxima sexta-feira. Os locais serão definidos pelas equipes do Detran e do CPRE. “O projeto segue nesta semana em novos bares. O Bafômetro Amigo mostra de maneira educativa para a sociedade o quanto é perigoso beber e dirigir”.

Toda a atividade educativa contou ainda com o apoio dos policiais lotados na Operação Lei Seca. A ação também deve ser levada para outras cidades da região metropolitana e para o interior do RN.

Assessoria de Comunicação Detran/RN

Nenhum comentário: