sexta-feira, 17 de junho de 2022

RG, CNH, CPF: veja como ter os documentos no celular


Quem nunca perdeu o título de eleitor, RG, CPF ou até mesmo a carteirinha do SUS levanta mão! Eu mesmo já perdi mais de um desses documentos, seja em festas ou em trajetos do dia a dia. Além de ser algo chato, isso também pode custar no bolso. Por isso, quando descobri que alguns desses documentos também possuem versão digital, aderi de imediato. Em parte, por causa da praticidade de não precisar andar com carteira e/ou porta documentos. E, principalmente, por causa da segurança, em casos de roubos, furtos ou perdas.

Os documentos digitais podem ser utilizados em aplicativos para Android ou iOS e as identificações possuem o mesmo valor jurídico da versão física. Confira uma lista de quais são possíveis ter no celular e como usá-los.

RG

Os aplicativos de RG digital são disponibilizados por seus respectivos estados, por isso, cada cidadão deve baixar o que corresponde ao seu. Em São Paulo, por exemplo, o app se chama RG Digital SP, enquanto no Rio de Janeiro é Identidade Digital RJ. E mostram as mesmas informações da Carteira de Identidade impressa, como CPF e DNI. Confira nesta matéria de Tilt quais outros estados possuem o serviço de RG digital. Uma observação importante é que para ter acesso a versão digital, o documento físico precisa conter o QR Code, ou seja, ter sido emitido a partir de 2019.

Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

Pode ser emitida pelo aplicativo CTPS digital, plataforma que reúne todas as informações presentes na versão impressa, como registros trabalhistas, número do PIS/PASEP e contrato de trabalho. Além disso, através do documento digital, é possível solicitar a segunda via da carteira física. Título de eleitor Disponível no app e-Título. Para entrar na plataforma, o usuário deve responder perguntas pessoais e informar dados como CPF e nome da mãe. Por substituir o modelo impresso, pode ser apresentado em votações eleitorais, além de permitir a emissão de certificado de quitação eleitoral e informar os locais de votação, dados do eleitor e número de inscrição.

CRLV e CNH

As versões digitais são emitidas pelo mesmo aplicativo, o Carteira Digital de Trânsito. Disponível não só para baixar a carteira, mas também para comprovar o licenciamento do veículo.

Carteirinha do SUS

Conhecido popularmente como Carteirinha do SUS, o número do Cartão Nacional de Saúde é disponibilizado online através do app Conecte SUS. Além de exibir informações sobre o documento, é possível acompanhar também o histórico de saúde do paciente, ver resultados de exames, visualizar consultas agendadas e locais de atendimento.

CPF

Além de estar disponível junto ao RG, também pode ser baixado através do aplicativo CPF digital. Exibe uma cópia do documento e ainda conta com um canal de atendimento entre cidadão e governo, mais a versão online da CNH.

Nenhum comentário: