domingo, 2 de novembro de 2025

TINHA QUE SER ESSA CORJA: Apenas eleitores de esquerda rejeitam mais do que aprovam megaoperação no Rio, mostra pesquisa Genial/Quaest


A megaoperação contra o Comando Vermelho, deflagrada nesta semana nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, recebeu forte apoio popular, mas também acentuou a polarização política no estado.

De acordo com pesquisa Genial/Quaest, 64% dos fluminenses aprovaram a ação, enquanto 27% se disseram contrários. A análise, porém, mostra que a opinião pública se divide fortemente conforme a orientação política.

Entre os bolsonaristas, o apoio à megaoperação é praticamente unânime: 93% aprovam a ofensiva. O índice é semelhante entre eleitores de direita não bolsonaristas (92%) e independentes (61%).

Já no campo oposto, a rejeição é majoritária. Entre os lulistas, 59% desaprovam a operação, e entre eleitores de esquerda não lulistas, o índice sobe para 70%.

O levantamento evidencia um padrão: quanto mais à direita o eleitor, maior o apoio às ações policiais em comunidades. Já entre os que se identificam com a esquerda, predomina a visão de que a operação foi excessiva ou injustificada.

Questionados sobre futuras ações semelhantes, 73% dos entrevistados afirmaram que a polícia deve continuar realizando operações em áreas dominadas pelo tráfico. Por outro lado, 22% são contra esse tipo de iniciativa.

Quando o tema é o uso da força, 50% defendem que os policiais devem tentar prender sem atirar, enquanto 45% acreditam que o disparo imediato é necessário.

A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro, entre 30 e 31 de outubro, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

📊 Fonte: Genial/Quaest – informações de O Globo

Nenhum comentário: