sexta-feira, 3 de março de 2023

Prefeito de Serra do Mel recebe equipe da Embrapa que apresenta projeto das URT


O prefeito do município de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PL), a secretária de Agricultura, Andréia Vicente, a engenheira agrônoma Glenda Lira receberam no dia de ontem, 1º, o chefe geral da Embrapa Agroindústria, Gustavo Saavedra e os pesquisadores Luiz Serrano e Aline Saraiva.

Eles apresentaram o projeto das Unidades de Referência Tecnológicas (URT), que serão instaladas em propriedade selecionadas no município de Serra do Mel, que passarão a funcionar como “Salas de Aulas em Campo”.

Segundo o prefeito, a reunião foi importante porque serviu para conhecer melhor o projeto “do qual o município tem total interesse tendo em vista que trará salas de aula para o campo e fará a integração total com os nossos produtores”, ressaltou o prefeito Bibiano.

Conforme explicou Gustavo Saavedra, o manejo de clones de cajueiro precisa de um processo de aprendizagem intenso de produtores e técnicos, e essa parte será disponibilizada pela equipe da Embrapa.

“Em contrapartida, produtores e técnicos devem trazer suas vivências e experiências do manejo, bem como todas as informações de produtos de suas áreas para que os pesquisadores da Embrapa possam orientar e contribuir de forma positiva”,

No ponto de vista da engenheira agrônoma Glenda Lira, todo esse processo é de fundamental importância para a consolidação de uma cajucultura tecnológica em Serra do Mel.

“Sem dúvidas trará ainda mais benefícios para os produtores do município de Serra do Mel”, disse confiante a agrônoma.

A secretária de agricultura Andréia Vicente também pontua que novas ferramentas e tecnologias vão possibilitar aos produtores trocas de experiências e práticas, principalmente por meio dos dias de campo.

“É uma proposta desafiadora, principalmente para aumentar a produtividade com a implantação de inovações tecnológicas na área da cajucultura, transformando a propriedade como referência”, disse a secretária.


Nenhum comentário: