quinta-feira, 1 de junho de 2023

Escola de Governo divulga Plano de Capacitação para execução em 2023


A Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), publicou nesta quinta-feira (01) o seu Plano de Capacitação referente ao ano de 2023. O documento apresenta uma série de atividades voltadas para a formação e o desenvolvimento de pessoas, visando a melhoria da gestão pública e da execução das políticas públicas em prol de atender aos direitos e às necessidades da sociedade norte-rio-grandense.

Para a elaboração do Plano de Capacitação, a EGRN sistematizou as demandas de capacitação provenientes dos diversos órgãos do Poder Executivo, assim como das organizações sindicais dos servidores públicos estaduais, que apresentaram contribuições para qualificação técnica e profissional. Nesse sentido, o documento lista uma programação que contempla cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além de aperfeiçoamento e atualização nas modalidades presencial e a distância.

De acordo com o diretor-geral, professor João Emanuel Evangelista, as atividades da EGRN vão além da capacitação, sendo voltadas também para veicular as inovações teóricas, técnicas e metodológicas necessárias ao enfrentamento dos desafios no setor público. “A Escola de Governo estimula reflexões sobre a gestão pública, promovendo eventos com o intuito de debater concepções acerca dos desafios governamentais e do compromisso ético requeridos pelos profissionais que atuam no contexto de um estado democrático, eficiente e efetivo na prestação de serviços à sociedade”. 

Como estratégia para sua implementação, o Plano de Capacitação 2023 trata ainda sobre a utilização dos recursos orçamentários disponíveis no Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Estado (Fundespe), por meio do qual são contratadas as instituições conveniadas para execução das atividades de capacitação. Os instrutores cadastrados no Banco de Talentos, que são servidores públicos estaduais com expertise em áreas diversas, também são remunerados via Fundespe. Os profissionais são selecionados para ministrar cursos de extensão de curta duração.

Ao todo, o documento lista a proposição de 38 diferentes cursos, com múltipla oferta de turmas, bem como a realização do 16º Congresso de Gestão Pública do RN (Congesp) e outros eventos que tenham como foco o desenvolvimento de pessoal. 

O Plano de Capacitação 2023 da EGRN está disponível no site www.escoladegoverno.rn.gov.br

Nenhum comentário: