sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026

Energias renováveis será tema de Audiência Permanente em Assú nesta sexta-feira, 27


A VI Assembleia Permanente do Clima no Rio Grande do Norte (Ascop-RN)) será realizada no dia 27 de fevereiro de 2026, das 9h às 13h, no auditório central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Assú, reunindo pesquisadores, gestores públicos, instituições e organizações da sociedade civil. Com o tema “Desafios e possibilidades das energias renováveis no Vale do Açu”, a edição deste ano destaca o papel estratégico da região na transição energética do estado, considerando o crescimento de projetos eólicos e solares e os impactos econômicos, sociais e ambientais associados a esse processo.

A Assembleia busca fortalecer o diálogo entre a produção acadêmica, os estudos técnicos e a prática da gestão pública, aproximando conhecimento científico e tomada de decisão para a construção de políticas mais sustentáveis. Para o professor Robério Paulino, coordenador do evento, o encontro é fundamental para transformar pesquisa em ação concreta, e a participação dos municípios é decisiva para que os avanços sejam efetivos. “Estamos falando de uma região que já vive a realidade das energias renováveis e, ao mesmo tempo, enfrenta desafios importantes de planejamento, inclusão social e sustentabilidade. A Assembleia é justamente esse espaço onde a academia, os estudos técnicos e a gestão pública se encontram para construir soluções reais para o território”, ponderou

O prefeito de Assú, Lula Soares, confirmou presença junto à Secretaria Municipal de Meio a ambiente da cidade e destacou a importância do diálogo estruturado para orientar as decisões públicas. “O Vale do Açu já é parte da produção energética do Brasil e o que acontece hoje neste território nas próximas décadas não pode ser decidido por acaso. Tem de ser decidido por escolhas. E as melhores escolhas nascem de conversas qualificadas como esta, unindo diversas vozes em uma mesma mesa.” Rivaldo Fernandes (Diretor do IBAMA no RN) também estará presente.

A Assembleia, que chega à sua sexta edição, parte deste princípio de que não existe planejamento sem dados e não existem dados sem pesquisa. Por isso, a presença das universidades e dos pesquisadores do estado não é protocolar, mas estrutural. Questões como onde os impactos permanecem e quem se beneficia ou fica à margem dos grandes projetos energéticos precisam de respostas construídas coletivamente. O professor e ativista ambiental Modesto Neto (PPGH-UFRN) um dos coordenadores desta edição, reforçou que a integração entre ciência e gestão pública é o eixo central da iniciativa. “Não basta produzir conhecimento. É preciso que esse conhecimento dialogue com quem está na gestão e na ponta, fazendo a gestão dos territórios. Quando universidades, pesquisadores e gestores conversem, as políticas públicas ganham mais consistência, mais visão de futuro e mais impacto positivo para a população.”

Como resultado prático do encontro, será iniciado o processo de implantação de um viveiro de plantas em uma escola estadual do município. Alunos e professores da Escola Estadual Marcos Alberto e da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, participarão da Assembleia, integrando a proposta como ação concreta de educação ambiental e fortalecimento da agenda climática local. A Ascop conta com a colaboração de outros parceiros como Ibama, Femurn, Igarn e as inscrições são gratuitas, realizadas presencialmente, com direito à certificação para os participantes.

Nenhum comentário: