quinta-feira, 8 de outubro de 2020

MACUMBA: Despacho deixado em encruzilhada no Loteamento Colorado em Assú, assusta moradores



Na manhã desta quinta-feira, 08 de outubro de 2020, moradores da rua Jose Soares da Câmara, que fica no loteamento Colorado em Assu, no interior do Rio Grande do Norte, se assustaram ao se deparar na esquina, com um pano enrolado e dentro dele tem alguns produtos segundo o morador, acha ser algum tipo de trabalho de macumba, um despacho que foi colocado na esquina da rua ou encruzilhada.

Segundo o morador que enviou o registro das imagens, disse que enrolado no pano branco tem: farinha feito farofa, cuscuz, milho alho queimado, vela rosa, preta, branca e amarela, ovo cru quebrado com as cascas e um pano vermelho e preto.

DESPACHO

Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" possíveis oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares. Etc.

MACUMBA

Macumba é um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao instrumento reco-reco. No Brasil, por meio de um processo de ampliação de sentido, o termo "macumba" passou a referir também às oferendas religiosas ligadas as religiões de matrizes africanas.

Nenhum comentário: