quinta-feira, 9 de setembro de 2021

EMATER de Itaja em parceria com o Banco do Nordeste


A EMATER local, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente – SMAPMA, promoveram uma reunião com os nossos agricultores sobre vários assuntos que auxiliarão no desenvolvimento da agricultura e agropecuária em Itajá, estavam presentes na reunião a Secretária Municipal de Agricultura, Umbelina Lopes e equipe, a Técnica da EMATER Local, Aurea Melo, o Agente de Crédito do Agroamigo, Zueliton Almeida, entre a pauta da reunião estavam os esclarecimentos sobre a renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e os benefícios que o Programa Agroamigo oferece.

A Secretária, Umbelina Lopes, falou sobre a importância dos laços entre a gestão publica municipal, EMATER local e Banco do Nordeste do Brasil. Laços esses que só trazem benefícios aos nossos agricultores.


A Técnica da EMATER Local, Aurea Melo, falou sobre a importância da DAP ao agricultor e agricultora, a DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família.

O Agente de crédito, Zueliton Almeida, ministrou sobre o Agroamigo, um Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, que oferece crédito produtivo e orientado a milhares de famílias do campo. Este Programa é destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os agricultores clientes do Agroamigo são atendidos para desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural e artesanato.

Nenhum comentário: