segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Prefeitura de Itajá realiza ações do Dezembro Vermelho



A Prefeitura de Itajá, através da Secretaria de Saúde, está realizando várias ações como parte da campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar a atenção para as medidas de conscientização e prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. As ações vêm acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde e segue durante todo o mês, com atividades educativas, distribuição de preservativos, gel lubrificante, vacinação contra COVID-19, e testagens rápidas para hepatites B, C e HIV.

O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é em 1º de dezembro.

O coordenador Igor Ranniery, do programa IST/AIDS, reforça o alerta para que a população se conscientize sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção das ISTs. “Para que a doença se mantenha sob controle é de total importância o diagnóstico precoce, em especial a AIDS, que ainda não tem cura, mas possui tratamento. O teste é rápido e qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode fazer o exame”, ressalta.

O secretário de saúde, Canindé Lopes explica que nos dias atuais não existe um grupo específico para contrair a doença, e que a questão do preconceito ainda é uma barreira para o tratamento. “A doença infelizmente existe e ainda é crescente, atingindo toda faixa etária. Muitas mulheres não se abrem sobre o assunto, o que dificulta de certa forma o diagnóstico precoce”, alerta.

A testagem é gratuita e disponível nos postos de saúde do município.

_

Nenhum comentário: