quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Com vontade de voltar a mamar, GLOBO já definiu o presidente da República pelo sistema integrado


Perfis publicaram nas redes sociais nesta quinta-feira (27/10) o link dos mapas de apuração do GLOBO para as eleições a presidente e governador no segundo turno. O infográfico exibia todos os candidatos que disputam o pleito com número de votos, percentuais e a chancela de “Eleito” para os primeiros colocados. Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo, mas, sim, fruto de um teste.

O mais curioso é que praticamente todos os candidatos apresentados como “eleitos” são apoiados por Lula e o seu partido, o PT, e por coincidência os “perdedores” são ligados ao presidente Bolsonaro.

Perfis bolsonaristas publicaram o resultado dos testes em redes sociais na manhã desta quarta-feira e questionaram como o jornal teria tido acesso a resultados com antecedência. O GLOBO reafirma que trata-se de dados hipotéticos exibidos por erro no sistema.

Segundo O GLOBO, assim como fazem diversos veículos de comunicação, foram realizados  testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do TSE.

Os números que foram ao ar na manhã desta quarta-feira apresentavam resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 estados em que haverá segundo turno.

Os dados mostravam Lula à frente de Bolsonaro na disputa presidencial. O mesmo ocorreu com correligionários do presidente, como Onyx Lorenzoni (PL), que apareceu à frente de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul, e Marcos Rogério (PL), à frente de Marcos Rocha (União) em Rondônia.

Nenhum comentário: