quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Mãe acusa padre de assediar filho de 14 anos na Grande Natal


O padre de São Gonçalo do Amarante foi denunciado por assediar sexualmente um adolescente de 14 anos. A vítima, que frequentava a paróquia junto com a mãe, prestava serviço na igreja à pedido do padre, que prometeu pagar R$ 200 pelo trabalho. O religioso nega as acusações.

Segundo a mãe do jovem, o crime envolvia trocas de mensagens por um aplicativo, onde o padre fazia perguntas de cunho íntimo e sexual para o adolescente. Em uma das mensagens, o padre teria dito à vítima “já estou no quarto, na cama”, “tomei banho, como vim à Terra… deitado”.

Segundo a denúncia, os abusos também teriam acontecido dentro da paróquia de Santo Expedito. De acordo com a mãe da vítima, o adolescente teria contado que estava bebendo água quando após pedir um abraço, o padre teria mordido a orelha e tentado beijar o pescoço do rapaz, encostando ele na parede. Depois de conseguir sair local, o rapaz contou para a mãe que o padre seguiu pra missa e ele para onde recolhia o dízimo, mas bastante abalado, não conseguiu ficar.

“Eu fui pra igreja após ele me ligar, bastante nervoso, porque não tinha conseguido ficar no dízimo. Quando a gente estava se aproximando do carro para ir embora, foi que ele contou que o que o padre tinha feito”, disse a mãe bastante emocionada.

A equipe da Tv Tropical tentou conversar com o padre, mas ele não estava na paróquia, nem respondeu as mensagens enviadas pela equipe. Uma funcionária da igreja que estava no local, informou onde o religioso estaria, mas novamente a equipe não o encontrou.

O caso está sendo investigado pela delegacia de São Gonçalo do Amarante. O padre denunciado pela mãe registrou um boletim de ocorrência alegando difamação.

Por meio de nota a Arquidiocese de Natal informou que vai apurar os fatos e que se comprovada as acusações, aplicará as medidas prevista no Direito Canônico, e finaliza afirmando que a instituição está à disposição das autoridades.

Veja a nota na íntegra da Arquidiocese de Natal

“O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou nesta terça-feira, 18 de outubro, o afastamento do Pe. Iranildo Augusto de Assis das funções ministeriais exercidas na Arquidiocese de Natal e a instauração de uma investigação prévia, conforme ordenamento canônico, a fim de que sejam apurados os fatos e as circunstâncias que o envolvem numa acusação de suposto abuso sexual envolvendo menor. A dimensão e a gravidade da denúncia obrigam a assumir o compromisso pela verdade, justiça e reparação dos danos. Nesse sentido, a Arquidiocese de Natal se colocará à disposição das autoridades civis para que o caso seja elucidado em vista do bem das partes e da própria Igreja.


Nenhum comentário: