sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Em Fernando Pedroza vereadores reprovam suplementação e Prefeitura poderá ser obrigada a paralisar serviços e prejudicar servidores


A Gestão da Prefeita Sandra Jaqueline, em Fernando Pedroza/RN, conseguiu um feito plausível quando por diversas vezes foi reconhecida por órgãos fiscalizadores e de controle, diante da  recuperação e estabilidade do erário público e da saúde financeira do município, sendo essa uma das grandes conquistas da atual administração municipal.

A Prefeitura de Fernando Pedroza vem realizando grandes ações e obras estruturantes no município, bem avaliada, a prefeita Sandra tem recebido constantemente o reconhecimento do seu trabalho sério e de responsabilidade junto a população pedrozense.

Nesta quarta-feira, 26, um fato incomum aconteceu no município, colocando na balança a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo Pedrozense, quando seis dos nove vereadores, reprovaram o Projeto de Lei 028/2022 de autoria do Poder Executivo em que solicitava abertura de crédito suplementar para dar continuidade aos serviços municipais e não prejudicar o salário de servidores efetivos, contratados e comissionados, além de prestadores de serviços e fornecedores.

Mesmo com dinheiro em caixa, a Prefeitura de Fernando Pedroza depende da Câmara Municipal de Vereadores para aprovar esse importante projeto de suplementação orçamentária e dar seguimento as ações da administração pública municipal.

Vale salientar que é através dessa suplementação que dependem serviços essenciais e de grande importância que são ofertados pela Gestão Municipal, como, por exemplo, a limpeza pública, a merenda e o transporte escolar, o tratamento médico hospitalar dentro e fora de domicílio, pagamento de fornecedores e prestadores de serviços e o mais grave: o atraso na folha de pagamento dos servidores efetivos, contratados e comissionados.

Lamentavelmente, seis dos nove vereadores, mesmo diante dos inúmeros apelos feitos pela atual gestão, optou por reprovar o projeto de suplementação na pauta de votação na sessão ordinária desta quarta.

O presidente da Câmara, vereador Kleverlan Félix da Rocha (PT), tentou de todas as formas procurar uma solução para o impasse, não sendo atendido pelos vereadores: Antônio Gonçalves - Nuna, Arimarcelo Andrade - Marcelo Bolo, Edjailson Lenir - Novinho, Magnos Paulo, Marcelo Batista e Messias Mariano, que optaram pela reprovação.

Votaram a favor do projeto os vereadores: Kleverlan Félix, Mateus Miranda e Rivaldo Cruz.

Desta forma, a Prefeitura de Fernando Pedroza poderá paralisar diversos serviços, inclusive os essenciais, além de prejudicar servidores, uma vez que o município tem dinheiro em caixa, mas não tem o orçamento necessário aprovado pelos vereadores para poder efetuar os pagamentos.

As folhas de pagamento dos servidores estão comprometidas já a partir deste mês de outubro, sendo seguida pelos meses de novembro e dezembro, além do décimo terceiro salário.

A Prefeitura se preparava para efetuar o pagamento dos servidores efetivos referente ao mês de outubro nesta sexta-feira 28, porém, com a não aprovação, o pagamento da folha está comprometido.

Muitos servidores efetivos e contratados, em sua maioria chefes de família, já se preparam para pressionar os vereadores solicitando a aprovação do projeto de lei do Executivo. 

Há expectativa de um bom entendimento entre os poderes e que ambos cheguem a um consenso harmonioso para que os serviços e nem os servidores sejam os principais prejudicados nesse dilema.

Nenhum comentário: