quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Profissionais de saúde recebe de Itajá recebe capacitação do programa tabagismo da equipe da II URSAP de Mossoró/RN

No dia 14/08, foi realizado na câmara municipal do Itajá, uma capacitação multidisciplinar com todas as equipes da atenção básica, NASF, vigilância e endemias para a implantação de estratégias do controle ao tabagismo. A capacitação foi realizada pela Equipe da II URSAP, tendo como palestrante a coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo Lisabeth Guimarães Damascena.
Sabe que o tabagismo é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo e já é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco.
Por ser um grave problema de saúde pública, o Ministério da Saúde juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde vem organizando uma rede de unidades de saúde do SUS para oferecer tratamento do tabagismo para os fumantes que desejam parar de fumar.

O tratamento é realizado por profissionais de saúde de nível superior e composto de uma avaliação individual, passando depois por consultas individuais ou sessões de grupo de apoio, nas quais o paciente fumante entende o papel do cigarro na sua vida, recebe orientações de como deixar de fumar, como resistir à vontade de fumar, e principalmente como viver sem cigarro.
Durante as quatro primeiras reuniões de grupo (ou consultas individuais) são fornecidos manuais de apoio com informações sobre cada uma das sessões. Também são fornecidos medicamentos gratuitos com o objetivo de reduzir os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina. A capacitação foi de grande ganho para toda a população Itajaense que deseja parar o habito de fumar. Caso tenha interesse procure a unidade de saúde de seu bairro para iniciar o tratamento.
_______________________

OFERTAS DA SEMANA EM VIEIRA

Nenhum comentário: