segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Prefeitura realiza segunda edição do World Cleanup Day em Itajá

Este é o segundo ano consecutivo em que Itajá entra na onda do World CleanUp Day, se trata de um dia em que vários países tiram para realizar ações de conscientização sobre o descarte inadequado do lixo e recolhimento do mesmo que esteja em local inadequado.
No ano de 2018 foi realizado o mutirão de limpeza nas ruas entorno da nossa rádio comunitária, Bairro São Manoel. No total participaram cerca de 50 voluntários entre alunos das escolas municipais, servidores públicos, moradores locais e associados da ACRAI, os mesmos coletaram 700 kg de resíduos sólidos e 10 toneladas de resíduos de construção civil naquela localidade.
A edição deste ano foi realizada no Bairro Barro Vermelho e foi seguindo a mesma metodologia de trabalho voluntário utilizada no ano passado. Os participantes foram divididos em duplas para agilizar melhor o trabalho, ao mesmo tempo em que era realizada a coleta nas vias públicas também era repassado aos moradores que colocassem o lixo para fora de suas residências para que assim o carro coletor pudesse transportar o mesmo.
O trabalho dos envolvidos fez com que fossem recolhidos mais de 500 kg de resíduos sólidos (lixo) e mais de 12 toneladas entre rejeitos da construção civil, restos de poda e outros resíduos. Os grandes vilões foram pedaços de plásticos, entulho de construções, garrafas pet, sacolas plásticas, papéis, papelão, garras de vidro, pneus entre outros materiais.

A mobilização foi realizada pela Prefeitura Municipal de Itajá, através da Secretaria Municipal de Meio ambiente e outras secretarias Municipais, com o apoio da Associação dos Catadores de Materiais Reutilizáveis, Recicláveis, Rejeitos e ASG- Vale do Itajá/RN – Acrai, Projeto Social SOMAR+ e sociedade civil. Desde já, agradecemos o apoio e a participação de todos os envolvidos preocupados com o meio ambiente.

Nenhum comentário: