sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Prefeitura municipal de Itajá inicia campanha em alusão ao janeiro branco




A Prefeitura Municipal de Itajá, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje (15) “Janeiro Branco”, onde visa trabalhar a saúde mental. O tema foi “Quem cuida da mente – cuida da vida” a palestra aconteceu na UBS João Antônio Ferreira, bairro Iguaraçu.

Além das atividades, a população contou com verificação de glicemia, verificação de pressão arterial, vacinação, testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites B e C, atendimentos médico, odontológico e de enfermagem e entrega de panfletagem pelas agentes de saúde.

O Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada pelo psicólogo Leonardo Abraão, com o objetivo de sensibilizar a população, ressaltando a importância do cuidado com a saúde mental.

Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.

Uma Campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.

”A campanha janeiro branco é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto a depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornarem crônicas, nós precisamos quebrar essas barreiras”, destacou a secretária de saúde do município de Itajá.

Nenhum comentário: