sexta-feira, 22 de julho de 2022

Projeto vacinação itinerante em Itajá: “MINHA ESCOLA NOTA 10”

A prefeitura de Itajá, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Programa Estadual de Imunização, por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), realizará o Projeto “Minha Escola Nota 10”, para atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes.

A cada ano as coberturas vacinais vêm caindo em todo o Brasil, o que acaba aumentando o risco de surtos e da introdução de doenças até então erradicadas, como o sarampo. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações da Sesap, entre os principais problemas para a baixa cobertura vacinal está a falsa sensação de segurança, acesso aos serviços de saúde, fake news e medo de reação adversa. O fato é preocupante considerando que desde 2017 o País não atingiu o percentual ideal de imunização.

Na oportunidade, a vacinação abrangerá a vacinação de todas as crianças e adolescentes até 14 anos, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação, seja para as vacinas de rotina ou de campanhas vigentes.

Entre as vacinas do calendário infantil em idade escolar estão os reforços da DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), influenza, febre amarela, HPV, hepatite e Covid-19.

A ação envolve as secretarias de Saúde e de Educação e leva orientações aos pais e responsáveis sobre a importância de manter atualizada a imunização das crianças e, para isso, está promovendo a vacinação nas escolas. “Essa conscientização é responsabilidade de todos”, completou Canindé Lopes, secretário de saúde.

Nenhum comentário: