quinta-feira, 16 de março de 2023

RN tem reforço no policiamento, aumento de prisões e retomada de serviços


O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), teve um dia determinante, nesta quarta-feira (15), para o retorno da normalidade na vida do potiguar, principalmente após a intensificação do combate às ações criminosas que vêm ocorrendo no Estado.

O aumento das prisões de suspeitos de envolvimento nos ataques criminosos e o início da atuação da Força Nacional, com o reforço de 100 policiais militares nas ruas de Natal, foram essenciais para garantir a operacionalidade do sistema de transporte público na capital. O funcionamento dos serviços públicos na esfera estadual e na capital também são exemplos.

Reuniões realizadas logo nas primeiras horas da manhã, com as forças de segurança que atuam no Estado – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia, apresentaram o resultado das ações adotadas no enfrentamento da criminalidade. Os dados demonstram uma redução de aproximadamente 60% no total de ataques realizados contra o patrimônio público ou privado, além, também, da diminuição de registros de cidades afetadas pelas facções.

Os resultados foram apresentados à imprensa pela governadora, que acompanhou de perto a tomada das decisões. Foi da governadora Fátima Bezerra, inclusive, o pedido de reforço feito ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), solicitação imediatamente atendida com o envio de tropas para auxiliar o policiamento ostensivo no Rio Grande do Norte.

À tarde, a SESED recebeu a presença de 10 deputados estaduais, que se inteiraram da situação e se prometeram a colaborar com na deliberação de decisões políticas, interagindo também como ponte com os municípios. O apoio dos parlamentares foi considerado fundamental pela chefe do Executivo Estadual.

Na sequência, após o início das ações dos agentes de forma integrada nas ruas da capital, por meio de barreiras em locais estratégicos, a Secretaria Estadual de Segurança Pública convocou uma nova reunião no final da tarde para reforçar o compromisso de manter o pleno funcionamento do serviço de transporte público em toda a Grande Natal.

A noite, o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante entrevista, reforçou o apoio do governo federal ao estado do Rio Grande do Norte. "Em entendimento com o governo do RN foi enviado contingente de força tática penitenciária ao estado, com objetivo de apoiar as ações do estado, o que se trata de apoio e não de intervenção federal. Estamos solidários ao povo do Rio Grande do Norte", declarou o ministro, confirmando o envio total  de 220 profissionais ao estado.

Segundo a última atualização da Sesed, às 21h30, o balanço das ações das forças de segurança apontavam para a prisão de 43 suspeitos, 12 armas de fogo apreendidas, 39 artefatos explosivos apreendidos, 9 galões de gasolina, 5 carros e 2 motos apreendidas, além de drogas, munições e dinheiro. 

Em reunião com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário titular da SESED, coronel Araújo, representantes das forças de segurança, Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (SINTRO-RN), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Guarda Municipal de Natal e Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Defesa Social, ficou definido que haverá reforço no policiamento preventivo e ostensivo de forma a assegurar a utilização da frota de ônibus pela população.

Nenhum comentário: