sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Secretaria de saúde de Itajá realiza dia d da vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Itajá realizou hoje dia 05 de outubro o dia D da vacinação antirrábica, com ponto de vacinação na sede da referida secretaria. A equipe está imunizando cães e gatos a partir dos três meses de vida.
O objetivo é evitar casos de raiva animal e a transmissão da doença para humanos. A ação vem sendo realizada desde o dia 6 de agosto de 2018 que teve início na zona rural do município, e vem sendo feito um trabalho casa a casa.
De acordo com a enfermeira da vigilância em saúde, Renata Moreira, a melhor forma de prevenção é a vacina. Ela faz um alerta aos proprietários e protetores de cães e gatos. “É importante estar atento ao calendário de vacinação dos animais para que eles se mantenham protegidos contra a raiva e, dessa forma, evitar também a transmissão para a população”, ressaltou.

Os coordenadores do setor de endemias: Eliabio Buriti e Manuel Avelino vem fazendo um excelente trabalho junto a toda a Equipe de endemias e vigilância, tanto de promoção a saúde da população quanto de prevenção ao agravo da doença que está sendo trabalhada na campanha.

Sabendo que essa campanha não é diferente das demais, ainda existe muitas resistências dos donos de cães e gatos, com isso esclarecemos que esse tipo de ação é para que a população tenha mais qualidade de vida e um risco menor de doenças e/ou agravos. Até o momento já atingimos uma média de 75% da meta – ressalta a secretaria de Saúde, Ana Luiza Lopes.
______________________

Nenhum comentário: